Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fux preside sessão do STF pela última vez antes de entregar cargo a Rosa Weber

Ministro evitou polêmicas durante a gestão, mas Supremo virou protagonista no cenário político

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Luiz Fux durante debate sobre arbitragem em São Paulo
Luiz Fux durante debate sobre arbitragem em São Paulo Luiz Fux durante debate sobre arbitragem em São Paulo

Nesta quinta-feira (8), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), conduz a sua última sessão como presidente da Corte. Na segunda-feira (12), ele passa o cargo para a ministra Rosa Weber, que ficará dois anos à frente do Poder Judiciário.

Fux deixa a presidência do STF em meio à campanha eleitoral deste ano e após dois anos marcados por frequentes crises com o Poder Executivo, que colocaram o Tribunal como protagonista no cenário político. Ao longo da gestão, ele evitou pautar assuntos polêmicos, como a legalização de drogas e o marco temporal das terras indígenas, que teve o julgamento suspenso e não retornou aos temas agendados para análise do plenário.

Fux, em seus últimos discursos, tem destacado o avanço do uso de tecnologia no Supremo, como a criação do plenário virtual, em que os magistrados podem votar em diversas ações sem a necessidade de sessões físicas, que demandam maior custo, organização e tempo.

O Supremo também passou a ampliar o emprego de inteligência artificial, utilizada nos sorteios dos relatores das ações e dos processos que são levados à Corte. Internamente, o magistrado é criticado por não ter posições firmes em defesa do Supremo diante dos ataques realizados pelas redes sociais, em sites e durante protestos.

Publicidade

Essa posição foi assumida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que investigam fake news, ataques ao Supremo e atos antidemocráticos.

A posse está marcada para as 17 horas e deve ser presencial e reunir convidados, familiares da magistrada e autoridades. A expectativa é de que representantes dos três poderes compareçam.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.