Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

GDF abre edital para compra de alimento para merenda escolar

Executivo vai comprar hortaliças e frutas in natura de associações e cooperativas da agricultura familiar local

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Agricultura familiar
Agricultura familiar Agricultura familiar

O governo do Distrito Federal abriu chamada pública para adquirir gêneros alimentícios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) local. O Executivo vai destinar R$ 26 milhões para a compra de hortaliças e frutas in natura para a merenda escolar. A Secretaria de Educação é a responsável pelo edital.

Associações e cooperativas têm até 13 de junho para apresentar propostas. O edital prevê que agricultores familiares comecem a entregar os alimentos a partir de 1º de agosto deste ano e as entregas seguirão até junho de 2023. O resultado definitivo do edital está previsto para 8 de julho, mas a data pode sofrer alterações.

Leia também

Tira dúvidas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater) se reuniu, nesta última terça-feira (31), com representantes de cooperativas para explicar o edital e tirar dúvidas sobre os procedimentos para participarem do certame. A diretora-executiva da Emater, Loiselene Trindade, destacou que com o edital ocorre a valorização da produção local.

“Um dos objetivos da merenda escolar é valorizar nossa região e levar para os alunos alimentos seguros, produzidos pela nossa agricultura familiar. O Pnae é mais um braço de comercialização do agricultor, mais um canal de venda que o produtor tem para escoar seus produtos”, disse.

De acordo com as normas do Pnae, 30% de todo o alimento adquirido para a alimentação escolar em instituições públicas pelo país tem que vir da produção da agricultura familiar, de comunidades tradicionais e de assentamentos de reforma agrária.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.