GDF antecipa encerramento da iluminação de Natal na Esplanada
Projeto Brasília Iluminada terminou um dia antes obedecendo decreto que proíbe aglomerações para evitar infecções de Covid-19
Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília
O GDF antecipou em um dia o encerramento do projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança 2021. As luzes de Natal que enfeitavam a Esplanda dos Ministérios, a Praça do Buriti e a Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz não foram acesas nesta quarta-feira (19).
De acordo com o GDF, a antecipação do fim da temporada se deu por causa do decreto de terça-feira (18) que determinou a proibição de pistas de dança, aglomerações de pessoas em áreas públicas e privadas, seja em eventos pagos ou gratuitos.
A medida pretende ajudar a conter a disseminação do coronavírus na capital federal, que está acelerada no DF. A cidade acumula 28.012 casos ativos da Covid-19. Na terça (18), foram 4.780 novos diagnósticos da infecção. A taxa de reprodução do vírus acumula sucessivas altas, e chegou ao índice 2,31.
Leia também
No começo do mês, diante da elevada transmissão da varinte Ômicron, o GDF também cancelou as festas de rua e particulares de Carnaval. Na semana passada, o governo anunciou um plano de mobilização de leitos para pacientes contaminados pela Covid-19, diante do crescimento da demanda. Na manhã desta quarta, a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratar os casos graves chegou a 91,11%.
Máscaras voltam a ser obrigatórias
O encerramento antecipado veio no mesmo dia em que o governador em exercício Paco Brito decretou a volta do uso obrigatório de máscara em locais abertos. A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial.
Leia a íntegra da nota:
"A produção do Brasília Iluminada – Capital da Esperança 2021 informa que, em cumprimento ao DECRETO Nº 42.927, de 18 de janeiro de 2022, as atividades do projeto estão suspensas a partir desta quarta-feira (19.01).
Entre as determinações do DECRETO Nº 42.927, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da COVID-19, está a "proibição de espaço para dança e aglomeração de pessoas em áreas públicas e privadas, seja em eventos pagos ou gratuitos”.
De acordo com o planejamento original, o Brasília Iluminada prosseguiria até 20 de janeiro. Porém, com a publicação do decreto, TODAS as ações do Brasília Iluminada na Esplanada dos Ministérios, na Praça do Buriti, na Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz e do Trenó Luz, com itinerários nas RAs, estão encerradas antecipadamente.
As apresentações no Céu de Brasília Cultural, bem como a exposição do artesanato no espaço Luz do Mundo, o Domo e as Caixas de Presentes na Esplanada dos Ministérios não funcionarão.
Infelizmente não teremos nenhuma atividade do Brasília Iluminada a partir de hoje, 19/01.
Contamos com a colaboração de todos e reforçamos a importância do uso de máscara e da vacinação contra a covid-19."