Brasília GDF antecipa encerramento da iluminação de Natal na Esplanada 

GDF antecipa encerramento da iluminação de Natal na Esplanada 

Projeto Brasília Iluminada terminou um dia antes obedecendo decreto que proíbe aglomerações para evitar infecções de Covid-19

  • Brasília | Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Luzes de Natal não acenderam nesta quarta-feira (19)

Luzes de Natal não acenderam nesta quarta-feira (19)

Joel Rodrigues/Agência Brasília

O GDF antecipou em um dia o encerramento do projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança 2021. As luzes de Natal que enfeitavam a Esplanda dos Ministérios, a Praça do Buriti e a Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz não foram acesas nesta quarta-feira (19). 

De acordo com o GDF, a antecipação do fim da temporada se deu por causa do decreto de terça-feira (18) que determinou a proibição de pistas de dança, aglomerações de pessoas em áreas públicas e privadas, seja em eventos pagos ou gratuitos. 

A medida pretende ajudar a conter a disseminação do coronavírus na capital federal, que está acelerada no DF. A cidade acumula 28.012 casos ativos da Covid-19. Na terça (18), foram 4.780 novos diagnósticos da infecção. A taxa de reprodução do vírus acumula sucessivas altas, e chegou ao índice 2,31.

No começo do mês, diante da elevada transmissão da varinte Ômicron, o GDF também cancelou as festas de rua e particulares de Carnaval. Na semana passada, o governo anunciou um plano de mobilização de leitos para pacientes contaminados pela Covid-19, diante do crescimento da demanda. Na manhã desta quarta, a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratar os casos graves chegou a 91,11%.

Máscaras voltam a ser obrigatórias

O encerramento antecipado veio no mesmo dia em que o governador em exercício Paco Brito decretou a volta do uso obrigatório de máscara em locais abertos. A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

Leia a íntegra da nota:

undefined

"A produção do Brasília Iluminada – Capital da Esperança 2021 informa que, em cumprimento ao DECRETO Nº 42.927, de 18 de janeiro de 2022, as atividades do projeto estão suspensas a partir desta quarta-feira (19.01).

Entre as determinações do DECRETO Nº 42.927, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da COVID-19, está a "proibição de espaço para dança e aglomeração de pessoas em áreas públicas e privadas, seja em eventos pagos ou gratuitos”.

De acordo com o planejamento original, o Brasília Iluminada prosseguiria até 20 de janeiro. Porém, com a publicação do decreto, TODAS as ações do Brasília Iluminada na Esplanada dos Ministérios, na Praça do Buriti, na Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz e do Trenó Luz, com itinerários nas RAs, estão encerradas antecipadamente.

As apresentações no Céu de Brasília Cultural, bem como a exposição do artesanato no espaço Luz do Mundo, o Domo e as Caixas de Presentes na Esplanada dos Ministérios não funcionarão.

Infelizmente não teremos nenhuma atividade do Brasília Iluminada a partir de hoje, 19/01.

Contamos com a colaboração de todos e reforçamos a importância do uso de máscara e da vacinação contra a covid-19."

Últimas