Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

GDF anuncia 40 novos ônibus para transporte escolar na rede pública

Distrito Federal contará também com novas vans acessíveis a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília


60 mil estudantes serão beneficiados pela medida
60 mil estudantes serão beneficiados pela medida

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a chegada de 40 novos ônibus escolares para o transporte de estudantes da rede pública de ensino da capital, além de mais 11 vans do Programa DF Acessível e 10 veículos auxiliares de fiscalização. O anúncio do chefe do Executivo local aconteceu nesta terça-feira (5), em agenda oficial na Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

"O trabalho de inclusão é fundamental e vamos continuar atuando [para aumentar a acessibilidade] e o acesso da pessoa com deficiência", destacou Ibaneis ao comentar sobre a importância do Programa DF Acessível e as vans para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Os novos veículos tem espaço para dois cadeirantes e cinco pessoas, todas com elevadores. Enquanto isso, os ônibus tem capacidade para 39 estudantes sentados.

Com toda as ações, atualmente 60 mil estudantes são beneficiados com o transporte público escolar no DF, com atendimento nas 35 Regiões Administrativas (RAs) do DF e a expectativa de renovar 30% da frota de veículos até o fim do ano, colocando mais de 200 ônibus zero quilômetros em circulação.

​• Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Presidente da TCB, Chancerley Santana, garantiu que o órgão trabalha constamente para garantir o sucesso da mobilidade urbana no DF. "No início do ano entregamos mais de 160 ônibus escolares zero quilômetros, e vamos colocar as novas vans em operação. Essa é a nova TCB do governo Ibaneis Rocha", defendeu.


Durante evento, o órgão também anunciou que trabalha em dois novos projetos, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Turismo: a disponibilização de vans para pacientes que realizam hemodiálise e pessoas com deficiência visual; e a estratégia de disponibilizar ônibus de dois andares para circulação turística no centro de Brasília. As iniciativas, contudo, estão em discussão com as secretarias, ainda sem datas para ser implementadas.

A cerimônica contou com a presença do Secretario da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira; com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; o secretário de governo, José Humberto; e o deputado distrital Iolando (MDB).

Em números

Até o começo de agosto, a TCB havia realizado 3,3 mil atendimentos. Sendo que, atualmente, ela conta com 27 contratos com 14 empresas de transporte escolar; um total de 906 ônibus escolares em operação; 2 mil profissionais regulamentados; e 1670 itinerários georreferenciados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.