Brasília GDF cria portal on-line para pedidos às administrações regionais

GDF cria portal on-line para pedidos às administrações regionais

Plataforma recebe solicitações da comunidade pela web; 'Não dá para ver tudo, a gente precisa do olhar da sociedade', diz Ibaneis

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Governador Ibaneis Rocha

Governador Ibaneis Rocha

Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Os serviços prestados pelas administrações regionais do Distrito Federal agora estão disponíveis para a comunidade por meio de um portal na internet. A plataforma Administração Regional Digital foi lançada nesta terça-feira (5) em evento oficial no Palácio do Buriti.

"Não dá para ver tudo, a gente precisa do olhar da sociedade. A gente tem que dar facilidade para as pessoas, inclusive de reclamar", disse Ibaneis. "É um programa que nasce avançado mas vai passar por muitas evoluções", prosseguiu. 

O acesso é pelo site adm24h.df.gov.br ou pelo telefone 162. Ao longo dos próximos 30 dias, o serviço vai funcionar em etapa de testes. A plataforma centraliza o cadastro das demandas dos cidadãos, que em seguida serão disparadas aos órgãos do governo responsáveis por atender aos pedidos. 

O portal opera 24 horas por dia, como forma de amplia o atendimento das administrações e receber as demandas da comunidade. Nas instalações físicas, o horário de funcionamento continua de 8h a 19h.

Ao todo, os cidadãos podem registrar pedidos de 33 tipos de serviços, como tapa buracos, limpeza de boca de lobo, manutenção de iluminação públicas e de ciclovias, por exemplo. De acordo com o secretário de Governo, José Humberto, o projeto não representa gasto extra aos cofres públicos. "Estamos racionalizando os serviços para que a gente possa chegar na ponta com mais eficiência", afirmou.

"O mais importante para a comunidade é acessibilidade aos serviços públicos. Quantas pessoas precisam resolver um problema, mas não conseguem porque nao sabem como chegar no gestor?", indagou o secretário, que já foi administrador de Taguatinga.  

As demandas relacionadas a pedidos de serviço são o segundo tipo de registro mais cadastrado na Ouvidoria do DF, segundo o Controlador-geral, Paulo Moreira Martins. "O governo não pode dormir, a comunidade não espera", assinalou Martins.

Protesto

Técnicos da saúde fazem protesto no DF

Técnicos da saúde fazem protesto no DF

Jéssica Moura/R7

Enquanto o decreto de criação do programa era assinado na sede do governo, um grupo de manifestantes protestava em frente ao Palácio do Buriti, durante a manhã.

Os atos têm se tornado cada vez mais frequentes. Desta vez, técnicos de enfermagem e de radiologia, munidos de cartazes, placas e apitos, cobravam por reajuste salarial. O grupo ocupou duas faixas do Eixo Monumental, e a Polícia Militar acompanha o movimento. 

Últimas