Brasília Goiás é estado com mais municípios que vão receber a vacina contra a dengue no país

Goiás é estado com mais municípios que vão receber a vacina contra a dengue no país

Secretário de Saúde de Valparaíso, Neomar Camelo, anunciou Dia D contra a doença nesta sexta-feira e parceria com o Distrito Federal

  • Brasília | Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

134 municípios de Goiás vão receber vacinas

134 municípios de Goiás vão receber vacinas

Arquivo Agência Brasil

Goiás é o estado com o maior número de municípios que será contemplado com a vacinação contra a dengue neste ano. As doses começam a ser enviadas a partir de fevereiro pelo Ministério da Saúde, que comprou 5,2 milhões de vacinas que serão entregues em dez lotes ao longo do ano. Em todo o país, serão contemplados 521 municípios, sendo que em Goiás serão 134 cidades; seguido pela Bahia (115) e Mato Grosso do Sul (79).

Valparaíso realiza dia D contra a dengue nesta sexta

Valparaíso realiza dia D contra a dengue nesta sexta

Secretaria de Saúde/Divulgação

Secretário de Saúde de Valparaíso de Goiás, região de Entorno do Distrito Federal, Neomar Camelo destaca a importância de um trabalho conjunto contra a doença. “Amanhã vamos realizar o dia D de combate à dengue aqui em Valparaíso, será um mutirão de agentes contra o mosquito. Estamos trabalhando em conjunto também com outras regiões, como o próprio DF, para vencer o número de casos”, disse. O estado goiano notificou, nas quatro primeiras semanas deste ano, 11,7 mil casos de dengue, segundo a Secretaria do estado.

A vacinação será aplicada em adolescentes entre 10 e 14 anos. Além de Valparaíso, outras regiões do Entorno do DF foram contempladas, como Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Águas Lindas e Cristalina. No começo deste mês, algumas das cidades já se reuniram para tecer um plano de ação conjunto em combate à dengue.

O Ministério da Saúde elencou os locais prioritários de acordo os critérios:

- municípios com mais de 100 mil habitantes;
- com alta transmissão de dengue entre 2023 e 2024; e
- com maior predominância do sorotipo da dengue tipo 2.

A vacinação será entregue para adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue, cerca de 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro do ano passado.

O grupo mais afetado são de pessoas idosas, no entanto, Agência Nacional de Vigilância Sanitária não autorizou a vacinação para o grupo etário.

Últimas