Governador do RS pede a Lula que libere auxílio emergencial para trabalhadores gaúchos
Eduardo Leite se reuniu com o presidente da República nesta quarta-feira para discutir ajuda ao estado após fortes chuvas
Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (27) que o governo federal libere o auxílio emergencial, benefício concedido durante a pandemia de Covid-19, aos trabalhadores gaúchos. No encontro, realizado em Brasília, o petista apresentou ao governador todas as medidas tomadas pelo governo federal em apoio ao estado, que registrou 50 mortes provocadas pelas fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Taquari.
"Estamos pedindo que o governo federal disponibilize [o benefício] nos termos do auxílio emergencial para trabalhadores do período da pandemia, que se transformou em uma lei e que pode ser utilizada neste momento. Que o Ministério do Trabalho nos ajude a garantir os recursos do fundo de amparo ao trabalhador", afirmou Leite.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O governador disse ter apresentado ao presidente a previsão climática gaúcha para outubro, novembro e dezembro. "A sala de situação, de previsão, [aponta] precipitação acima do esperado, acima da média, de termos uma primavera de chuvas intensas", explicou. Eduardo Leite acrescentou que o governo estadual deve priorizar não apenas a reconstrução do que foi destruído, mas também a preparação para o que vier no futuro: "Granizo, chuvas, ventos", completou.
Entre as medidas realizadas até então pelo governo federal, estão a concessão de empréstimo de R$ 1 bilhão pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudar empresas e a liberação de R$ 600 milhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para atender a 354 mil trabalhadores. O governo também destinou 1.000 moradias do Minha Casa, Minha Vida para os gaúchos.
Leite informou ainda que, durante a reunião, solicitou que empresas de todos os portes, pequenas ou grandes, sejam incluídas no rol de eventuais beneficiárias do aporte do BNDES. "Apontamos a necessidade que todos os portes de empresas sejam atendidos, não apenas microempreendedores, médias empresas, mas também de maior porte, que vão precisar de recursos".
A primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, vai liderar uma comitiva de ministros que segue para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (28). No local, há a expectativa de anúncios de apoio aos gaúchos. Devem participar também da viagem os titulares Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Paulo Pimenta (Secom) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social).
A visita ocorre após críticas serem feitas ao presidente Lula, que não foi ao estado durante o período mais crítico das chuvas. Em agenda oficial fora do país na ocasião, ele enviou o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e outros ministros para o estado. Agora, por conta da cirurgia no quadril direito que vai realizar na sexta-feira (29), o petista designou Janja e outros titulares para a ação.
Lula vai operar o quadril direito para tratar de uma artrose, que é o desgaste ou a perda da cartilagem da articulação. A cirurgia, chamada de artroplastia do quadril, visa trocar a articulação doente por uma artificial. O procedimento será feito no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. O tempo de recuperação é de, no mínimo, três semanas — intervalo em que despachará do Palácio da Alvorada.
Chuvas no Rio Grande do Sul
As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos no Vale do Taquari provocaram 50 mortes e deixaram 943 feridos. Ao todo, 107 municípios foram afetados, o que representa cerca de 402 mil pessoas. Segundo os últimos dados, 3.130 pessoas foram resgatadas, e 22 mil pessoas ainda estão desalojadas.
Os óbitos foram contabilizados nos seguintes municípios: Bom Retiro do Sul (1), Colinas (2), Cruzeiro do Sul (5), Encantado (1), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Imigrante (1), Lajeado (3), Mato Castelhano (1), Muçum (16), Passo Fundo (1), Roca Sales (13), Santa Tereza (1) e São Valentim do Sul (1).