Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governadores e Pacheco discutem economia e crise entre os Poderes

Pauta do Fórum dos Governadores inclui propostas para redução tarifária, aceleração da economia e ações de combate à pandemia

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reúne com governadores
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reúne com governadores Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reúne com governadores

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG-DEM), recebe nesta quinta-feira (2/9) governadores de cinco estados e do Distrito Federal, membros do Fórum dos Governadores, para discutir a manutenção pacífica entre os Poderes. São debatidas também propostas visando a redução tarifária e a movimentação da economia, além de ações de combate à pandemia. Apesar da pauta ampla, o objetivo é definir pontos em comum que possam avançar nas diferentes instâncias.

A agenda faz parte das estratégias traçadas na última reunião do Fórum dos Governadores, quando os membros elaboraram cartas solicitando encontro com as lideranças de todos os poderes, a fim de "identificar e pautar pontos convergentes e estratégias visando salvaguardar a paz social, a democracia e o bem-estar econômico da população brasileira", como diz o texto das cartas enviadas pelo fórum para solicitar as agendas.

Os governadores também enviaram o requerimento ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL).

A redução de tarifas a partir da reforma tributária é uma das demandas levadas pelos governadores, que buscam alternativas para as altas no combustível, gás de cozinha e energia elétrica. Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, está na mesa a discussão de "projetos que possam acelerar a economia, cuidar, por exemplo, da reforma tributária, a partir dos projetos apresentados a estados e municípios, e ter um entendimento que se preocupe de simplificar a tributação, evitar a guerra fiscal e ampliar um ambiente adequado aos empreendedores".

Publicidade

Leia também

Também participam do encontro os governadores Ibaneis Rocha (DF), Renato Casagrande (ES), Reinaldo Azambuja (MS), Helder Barbalho (PA) e Romeu Zema (MG).

Covid

Publicidade

No contexto da pandemia, os governadores demonstraram a preocupação pelo fim de contratos de vacinas contra a Covid-19 por parte do governo federal, o que poderia ocasionar uma disputa de imunizantes entre os entes federados.

"Temos no mês de setembro vários contratos vencendo no que diz respeito à vacinação e isso nos preocupa muito. Queremos evitar uma corrida de estados e municípios atrás de vacinas a esses contratos", afirmou Ibaneis.

Publicidade

O governador de Minas acrescentou que a disputa pode atenuar uma disparidade na campanha de vacinação que já existe. "Estava com o colega do Mato Grosso do Sul e lá já estão vacinando e concluindo adolescentes, enquanto em Minas estamos atrasados. Há um questionamento técnico."

O temor é que haja "uma corrida e talvez até um leilão de vacinas", disse o mineiro. "Estados e municípios com pouca condição financeira poderiam ficar relegados para um segundo plano", completou Zema.

O presidente do Senado definiu a preocupação como "fundamentada". "A busca desse diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com o Congresso Nacional é fundamental para se garantir um enfrentamento bem sucedido em relação à pandemia do coronavírus", disse Pacheco.

A discussão se centrou em propostas legislativas que tramitam no Senado, em especial naquelas que podem servir como "instrumento para a redução dos custos públicos para poder sobrar dinheiro para investimentos que interessam aos estados para o bem-estar das pessoas que ali vivem", afirmou Pacheco.

"A equidade federativa é fundamental e sempre uma pauta discutida pelos governadores para uma melhor distribuição do orçamento para alcançar a ponta", disse o presidente do Senado.

Coordenador do fórum, o governador Ibaneis Rocha avaliou como positivo e necessário o encontro. "Descemos amiúde vários temas que são de interesse dos Estados. Mas o principal foi a defesa em relação às questões sanitárias da Covid-19", detalhou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.