Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo coloca Força Nacional de prontidão na Esplanada para conter manifestações violentas

Após ameaças de protestos e a chegada de caravanas a Brasília, governo federal articula segurança com forças do DF

Brasília|Camila Costa, do R7, em Brasília

Ônibus da Força Nacional estacionado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Ônibus da Força Nacional estacionado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília Ônibus da Força Nacional estacionado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Após ameaças de manifestações violentas e a chegada de caravanas contrárias ao resultado das eleições presidenciais a Brasília, o governo federal autorizou o uso da Força Nacional na capital federal entre este sábado (7) e segunda-feira (9). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou uma portaria com o aval. Parte da tropa já está na Esplanada dos Ministérios.

O ato foi assinado após grupos ameaçarem promover novos bloqueios de circulação de pessoas e registro de agressões por parte de manifestantes em diferentes estados do país.

Mais cedo, também pelas redes sociais, Flávio Dino afirmou que articula junto à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal, ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e ao ministro da Defesa, José Múcio, medidas para coibir e penalizar atos antidemocráticos.

A Esplanada dos Ministérios, na área central de Brasília, está com trânsito fechado desde a manhã deste sábado, devido à previsão de atos que questionam o resultado das eleições presidenciais de 2022. A previsão, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Secretaria de Segurança Púbica do DF, é de que a interrupção permaneça até o fim das manifestações, no domingo (8).

Força Nacional de Segurança Pública está na Esplanada
Força Nacional de Segurança Pública está na Esplanada Força Nacional de Segurança Pública está na Esplanada

Os atos são organizados por eleitores que não aceitam a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas em 2022.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.