Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Governo cria medida para proteger denunciantes de irregularidades

Norma visa evitar retaliações contra quem denuncia ilegalidades na administração pública e cria mecanismos para reparar danos

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Presidente Bolsonaro, que editou decreto para proteger denunciantes de irregularidades
Presidente Bolsonaro, que editou decreto para proteger denunciantes de irregularidades

O governo federal publicou nesta sexta-feira (10) no DOU (Diário Oficial da União) o decreto nº 10.890/2021, que dispõe sobre a proteção aos denunciantes de atos ilícitos e de irregularidades praticadas contra a administração pública.

O normativo busca ampliar os meios para a garantia da segurança e da confiança àqueles que apontarem ilegalidades, como forma de combate à corrupção. Com o novo decreto, passam a existir a proteção contra retaliações e mecanismos de reparação de danos.


Nesta quinta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto para aprimorar a proteção ao servidor que denunciar irregularidades. Foram tomadas medidas por meio de alterações nos decretos nº 9.492/18 e 10.153/19.

Entre as mudanças, está a inclusão de todas as estatais no âmbito de aplicação do documento e maior poder para que a CGU (Controladoria-Geral da União) possa determinar a alteração de local de trabalho do denunciante, como forma de evitar que ele sofra retaliações no local em que exerce as suas funções. A medida do chefe do Executivo lançou a base para que o sistema de proteção ao denunciante pudesse ser fundamentado no poder.


Em complemento, com o decreto publicado nesta sexta, fica estabelecida a proteção contra retaliações a denunciantes, bem como medidas de reparação e incentivo à realização de denúncias, como: reforço ao papel da ouvidoria como centralizadora do recebimento de denúncias; criação de marcos processuais claros para fins de concessão de garantias contra retaliação; criação de procedimento centralizado na CGU para recebimento e apuração de denúncias de retaliação; possibilidade de a CGU adotar medidas acautelatórias e determinar medidas protetivas para fazer cessar a retaliação ao eventual risco ao denunciante.

De acordo com o governo, o SisOuv (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo federal) recebeu em 2021 cerca de 82 mil denúncias. Desse total, 56% são comunicações de irregularidades.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.