Governo cria rede de polícias para combater desvio de dinheiro público
A iniciativa é do Ministério da Justiça; ações conjuntas entre Polícia Federal e polícias civis do país contará com efetivo maior
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O Ministério da Justiça e Segurança Pública está articulando uma rede com policiais civis e federais para intensificar o combate ao desvio de dinheiro público no país. A Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção (Renaccor) vai contar com agentes de corporações por todo o Brasil.
De acordo com o ministro da Justiça, Anderson Torres, a rede aumentará o efetivo de agentes em operações de combate ao crime organizado. “Entre outros avanços, por exemplo, a Renaccor possibilitará que polícias civis dos estados realizem ações conjuntas, sob coordenação da Secretaria de Operações Integradas [Seopi]”, explicou.
Leia também
Ainda de acordo com o ministro, a rede permitirá fortalecer a segurança e a confiabilidade do compartilhamento de informações levantadas em investigações feitas pelo grupo de policiais civis e federais. A iniciativa integra o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, voltado para o combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro.
Alagoas e Mato Grosso do Sul foram os primeiros estados a formalizar a participação no sistema. Nas próximas semanas, a expectativa é a que ingressem na Renaccor o Distrito Federal, o Acre, o Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O Ministério da Justiça já coordenou cerca de 130 operações relacionadas ao desvio de verbas para combater a pandemia de Covid-19. Segundo a pasta, os trabalhos aconteceram em mais de 220 municípios e possibilitaram que o governo recuperasse mais de R$ 190 milhões.