Brasília Governo do DF anuncia que vai implementar VLT conectado ao aeroporto

Governo do DF anuncia que vai implementar VLT conectado ao aeroporto

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, projeto é estimado em R$ 2,5 bilhões; obras deverão iniciar no final de 2023

  • Brasília | Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

Divulgação/Alstom

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casimiro, anunciou nesta segunda-feira (21) a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital do país. A afirmação foi feita durante a reunião da comissão de transição do governo.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, o projeto, estimado em R$ 2,5 bilhões, prevê ligar o Terminal Asa Norte ao Terminal Asa Sul pela via W3, além de conectar o aeroporto à Asa Sul pela mesma via.

A pasta ainda informou que projeto do transporte precisou ser alterado para um sistema de trilhos que fornece energia para a movimentação dos veículos. A mudança foi necessária para atender às normas de tombamento do Plano Piloto.

A previsão é de que o projeto seja entregue ao Tribunal de Contas do Distrito Federal até o final deste mês. Caso seja aprovado, será feita uma licitação, e as obras deverão iniciar no final de 2023 ou início de 2024.

Integração

O secretário também afirmou que outros terminais de integração do BRT serão construídos em Planaltina, Sobradinho, Riacho Fundo, Recanto das Emas e Samambaia.

Últimas