Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo do DF quer ampliar faixa etária de vacina contra a dengue na próxima semana

Anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha; atualmente vacina é destinada para crianças de 10 a 11 anos

Brasília|Edis Henrique, do R7, em Brasília

Expectativa é que a pasta libere a vacina para crianças de 12 anos
Expectativa é que a pasta libere a vacina para crianças de 12 anos José Cruz/Agência Brasil

O governo do Distrito Federal pretende ampliar na próxima semana a faixa etária da vacinação contra a dengue. A expectativa é que a Secretaria de Saúde libere a imunização para crianças de 12 anos. Atualmente, o imunizante é aplicado em crianças de 10 e 11 anos sem sintomas da doença e que não tenham tido dengue nos últimos seis meses. 

A informação foi confirmada pelo governador Ibaneis Rocha nesta sexta-feira (1º), durante assinatura de ordem de serviço para revitalizar o Hospital Regional de Brazlândia. "A Secretaria de Saúde está estudando a ampliação. Na próxima semana, deve estar anunciando a medida para que a gente utilize todas as doses que foram disponibilizadas", afirmou Ibaneis. 

A medida será adotada devido à baixa procura pelas doses na rede pública. Em 21 dias, foram 23,5 mil doses aplicadas, 32% da faixa etária do público-alvo na capital. O DF tem disponíveis 48 mil doses na rede, com vencimento em 30 de abril.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, afirmou que é importante insistir nas medidas de prevenção e na imunização. "Não podemos deixar que as vacinas fiquem paradas na rede de frios enquanto tem pais querendo vacinar seus filhos", afirmou. 


Lucilene destacou que a estratégia não vai ser adotada em desacordo com o governo federal. "O ministério destaca a importância do manejo e administração das doses que disponibilizou. Por isso estamos em tratativas e reuniões com os técnicos. Em várias regiões a procura por vacina caiu nos últimos dias", disse.

No começo da semana, o DF ultrapassou a marca de 100 mil casos de dengue com 55 mortes desde o começo do ano, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.