Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo Lula pôs informações sobre festa da posse sob sigilo

A lista com o nome das pessoas que foram convidadas para o evento não pode ser informada, segundo o Itamaraty

Brasília|Do R7, em Brasília

Da esquerda para a direita, Lu Alckmin, Geraldo Alckmin, Lula e Janja
Da esquerda para a direita, Lu Alckmin, Geraldo Alckmin, Lula e Janja Da esquerda para a direita, Lu Alckmin, Geraldo Alckmin, Lula e Janja

O governo Lula tornou sigilosas as informações sobre a festa da posse do presidente, que contou com cardápio assinado por chefs renomados com diversas opções de pratos, canapés e bebidas.

A lista com o nome dos convidados para o evento organizado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, não será divulgada porque, segundo o governo federal, as informações podem pôr em risco a segurança da família presidencial.

A justificativa do governo é a mesma usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no sigilo de cem anos, comportamento criticado por Lula. As informações foram solicitadas por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) por uma revista semanal. 

O coquetel organizado teve 3.500 convidados, entre políticos, autoridades, chefes de Estado e de delegações estrangeiras. O Itamaraty se negou a detalhar as despesas.

"Não serão atendidos pedidos de informação que sejam desarrazoados, isto é, que se caracterizem pela desconformidade com os interesses públicos do Estado em prol da sociedade", justificou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.