Governo negocia volta de fábrica da Ford na Bahia, diz ministro do Trabalho
Luiz Marinho afirmou que medida reaqueceria importantes polos industriais do Nordeste'; não há previsão de retorno
Brasília|Do R7
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o governo federal está em processo de negociação para reabrir a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, fechada em janeiro de 2021. Apesar do anúncio, ainda não há previsão de retorno das atividades.
Em uma publicação nas redes sociais, na tarde de sábado (25), Marinho escreveu: "Governo Lula negocia a retomada da Ford na Bahia, com isto, reaquecendo importantes polos industriais do Nordeste".
A planta da fábrica de Camaçari foi desativada pela Ford em janeiro de 2021, em meio ao encerramento das atividades produtivas no país. A montadora empregava cerca de 10 mil funcionários no município baiano.
No ano passado, rumores apontavam que a montadora chinesa BYD, uma das líderes mundiais na fabricação de carros elétricos, estaria interessada na unidade baiana. A montadora de Camaçari era responsável pela fabricação dos modelos Ecosport e Ka, que deixaram de ser produzidos imediatamente no Brasil.
No fim de novembro de 2022, o então governador da Bahia e atual ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a BYD ocuparia as instalações da Ford. Na ocasião, contudo, a montadora disse que assinou protocolo de intenções com o governo, havendo ainda pendências em análise.
Encerramento
Quando a montadora norte-americana anunciou o fim das operações na Bahia, a fábrica da empresa em Taubaté (SP) também foi fechada. Na época, a Ford afirmou que encerraria a terceira unidade no Brasil, em Horizonte (CE), até o fim de 2021.
Na ocasião, a montadora anunciou que assumiria encargos de cerca de R$ 22,55 bilhões (US$ 4,1 bilhões), devido ao aumento da ociosidade de produção causado pela pandemia da covid-19.
Leia também
A decisão fez parte do plano de reestruturação da montadora na América do Sul, que previa a produção de SUVs, picapes e veículos elétricos fabricados na Argentina e no Uruguai. "A Ford mantém operações completas de suporte ao cliente com vendas, serviços, peças de reposição e suporte de garantia no Brasil", afirmou, na época, a empresa.