Governo reconhece situação de emergência em 13 cidades afetadas por desastres climáticos
Reconhecimento permite que municípios acessem recursos federais para ações emergenciais, como socorro, assistência e reconstrução
Brasília|Do R7, em Brasília

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, por meio de portaria publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União, a situação de emergência em 13 municípios brasileiros atingidos por desastres naturais, como estiagem, seca e inundações.
A medida, formalizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, permite que essas cidades tenham acesso a recursos federais para ações de resposta, assistência humanitária e reconstrução de áreas danificadas.
Segundo a Portaria nº 2.217, a maioria das ocorrências está relacionada à estiagem e à seca, fenômenos que têm afetado severamente a região Nordeste e parte da região Norte do país.
LEIA TAMBÉM
Municípios em situação de emergência
Confira a lista das cidades e os tipos de desastre reconhecidos:
Inundação
- Barreirinha (AM)
Estiagem
- Tanhaçu (BA)
- Piripá (BA)
- Boquira (BA)
- Anagé (BA)
- Brejo dos Santos (PB)
- Dona Inês (PB)
- Quixabá (PB)
- Mãe D’Água (PB)
- Caetés (PE)
Seca
- São Fernando (RN)
- Parelhas (RN)
- Campo Grande (RN)
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras desses municípios estão aptas a solicitar apoio financeiro e logístico ao governo federal para mitigar os impactos dos eventos climáticos. A portaria entrou em vigor na data da publicação.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
