Gripe aviária: Chile, Arábia Saudita mais 2 países retomam importações de frango do Brasil
Após três meses do registro da doença em uma granja comercial brasileira, 41 países já retomaram o comércio com o Brasil
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta segunda-feira (25) que Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita retiraram as restrições temporárias impostas à importação de carne de aves do Brasil. Esses países tinham parado de comprar frango brasileiro em função do caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial de Montenegro (RS) em maio deste ano.
O Brasil se declarou livre da doença em junho, após cumprir o protocolo internacional de 28 dias sem novos registros da doença em propriedades comerciais, e desde então tem retomado as exportações a uma série de mercados internacionais.
Leia mais
Até a publicação desta reportagem, 41 países estavam sem restrição de exportação: Albânia, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bahrein, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Catar, Chile, Coreia do Sul, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Iraque, Jordânia, Kuwait, Lesoto, Líbia, Macedônia do Norte, Marrocos, Mauritânia, México, Mianmar, Montenegro, Namíbia, Paraguai, Peru, República Dominicana, Reino Unido, Singapura, Sri Lanka, Turquia, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.
O embargo total à exportação da carne brasileira ainda é mantido por União Europeia e mais cinco países: Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste.
Além disso, alguns países decidiram suspender a importação de carnes provenientes apenas do Rio Grande do Sul: Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Omã, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Ucrânia.
O Japão está com a suspensão limitada a Campinápolis (MT) e Santo Antônio da Barra (GO), que tiveram casos de gripe aviária em aves de subsistência.
Perguntas e Respostas
Quais países retomaram a importação de frango do Brasil?
O Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita retiraram as restrições temporárias à importação de carne de aves do Brasil.
Por que esses países haviam interrompido a compra de frango brasileiro?
Esses países pararam de comprar frango brasileiro devido a um caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.
Quando o Brasil se declarou livre da gripe aviária?
O Brasil se declarou livre da gripe aviária em junho, após cumprir o protocolo internacional de 28 dias sem novos registros da doença em propriedades comerciais.
Quantos países estão sem restrições de exportação de frango brasileiro até o momento?
Até a publicação da reportagem, 41 países estavam sem restrições de exportação, incluindo Albânia, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, entre outros.
Quais países ainda mantêm embargo total à carne brasileira?
O embargo total à exportação da carne brasileira ainda é mantido pela União Europeia e mais cinco países: Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste.
Existem países que suspenderam a importação de carnes apenas do Rio Grande do Sul?
Sim, países como Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Omã, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Ucrânia suspenderam a importação de carnes provenientes apenas do Rio Grande do Sul.
Qual é a situação do Japão em relação à importação de carne brasileira?
O Japão está com a suspensão limitada a Campinápolis (MT) e Santo Antônio da Barra (GO), que tiveram casos de gripe aviária em aves de subsistência.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
