Haddad anuncia duas mulheres para presidir Caixa e Banco do Brasil
O comando da Caixa Econômica ficará com Rita Serrano; já o BB será presidido por Tarciana Medeiros
Brasília|Bruna Lima, do R7, e Vanessa Lima, da Record TV
Duas mulheres vão presidir os dois maiores bancos públicos brasileiros. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) Tarciana Medeiros como a próxima presidente do Banco do Brasil. Ela será a primeira mulher a comandar a instituição financeira em 200 anos. Já a Caixa Econômica Federal ficará sob o comando de Rita Serrano.
Na quinta-feira (29), ao anunciar os últimos ministros, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia adiantado que os dois cargos seriam ocupados por mulheres. "Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula. Sabem os desafios, a relação de crédito do Brasil, que é muito desafiadora", afirmou Haddad ao confirmar os nomes.
Rita é a quarta mulher a presidir a Caixa. Durante o anúncio, ela agradeceu a confiança e destacou algumas prioridades, como a reorganização interna do banco para aprimorar o gerenciamento de programas de transferência de renda, como o Minha Casa Minha Vida. "É preciso promover a inclusão bancária da população e avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços para atendimento aos clientes", declarou.
Conheça as futuras presidentes
Tarciana tem 44 anos e atua no BB como servidora de carreira desde os 22. No banco, ela exerceu funções nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, na rede varejo, em agências e superintendências.
Atualmente, é diretora-executiva na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes. Também passou pela Diretoria de Empréstimos e Financiamentos e atuou no atendimento e na implementação das ações de assistência aos clientes durante a pandemia de Covid-19.
Nascida em Campina Grande, na Paraíba, Tarciana é formada em administração de empresas, já trabalhou como feirante e foi professora antes de iniciar a carreira no Banco do Brasil.
Já a futura presidente da Caixa, Rita Serrano, entrou no banco em 1989. Desde 2017, é conselheira titular de administração da instituição, mas anunciou que vai renunciar ao cargo para assumir a presidência.
Natural de Santo André (SP), Rita é graduada em história e estudos sociais e mestra em administração com especialização em governança para conselheiros de administração. Possui uma trajetória em movimentos sindicais, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012.