Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Haddad anuncia duas mulheres para presidir Caixa e Banco do Brasil

O comando da Caixa Econômica ficará com Rita Serrano; já o BB será presidido por Tarciana Medeiros

Brasília|Bruna Lima, do R7, e Vanessa Lima, da Record TV

Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília

Duas mulheres vão presidir os dois maiores bancos públicos brasileiros. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) Tarciana Medeiros como a próxima presidente do Banco do Brasil. Ela será a primeira mulher a comandar a instituição financeira em 200 anos. Já a Caixa Econômica Federal ficará sob o comando de Rita Serrano.

Na quinta-feira (29), ao anunciar os últimos ministros, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia adiantado que os dois cargos seriam ocupados por mulheres. "Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula. Sabem os desafios, a relação de crédito do Brasil, que é muito desafiadora", afirmou Haddad ao confirmar os nomes.

Rita é a quarta mulher a presidir a Caixa. Durante o anúncio, ela agradeceu a confiança e destacou algumas prioridades, como a reorganização interna do banco para aprimorar o gerenciamento de programas de transferência de renda, como o Minha Casa Minha Vida. "É preciso promover a inclusão bancária da população e avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços para atendimento aos clientes", declarou. 

Conheça as futuras presidentes

Tarciana tem 44 anos e atua no BB como servidora de carreira desde os 22. No banco, ela exerceu funções nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, na rede varejo, em agências e superintendências.

Publicidade

Atualmente, é diretora-executiva na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes. Também passou pela Diretoria de Empréstimos e Financiamentos e atuou no atendimento e na implementação das ações de assistência aos clientes durante a pandemia de Covid-19. 

Nascida em Campina Grande, na Paraíba, Tarciana é formada em administração de empresas, já trabalhou como feirante e foi professora antes de iniciar a carreira no Banco do Brasil.

Publicidade

Já a futura presidente da Caixa, Rita Serrano, entrou no banco em 1989. Desde 2017, é conselheira titular de administração da instituição, mas anunciou que vai renunciar ao cargo para assumir a presidência. 

Natural de Santo André (SP), Rita é graduada em história e estudos sociais e mestra em administração com especialização em governança para conselheiros de administração. Possui uma trajetória em movimentos sindicais, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.