Hospital da PM deve ser inaugurado em dez dias no DF, diz Ibaneis
Reabertura da unidade de campanha foi anunciada na semana passada diante do aumento da demanda por leitos de UTI Covid-19
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
O Hospital de Campanha da Polícia Militar deve ser reaberto no prazo de dez, dias, anunciou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (9) durante evento da agenda oficial.
"Temos uma licitação que foi lançada ontem. A secretaria (de Saúde) está bastante empenhada para que a gente conclua (o processo) o mais rápido possível", afirmou. "Acredito que nos próximos dez dias a gente deve estar com ele aberto e funcionando para atender a população", afirmou.
A Secretaria de Saúde informou que o DF chegou à última fase de mobilização de leitos para atender os pacientes infectados pelo coronavírus, três semanas após início da abertura das vagas extras. A pasta publicou o edital para contratação de empresa para gerir 60 leitos no Hospital da Polícia Militar.
O valor previsto para o contrato é de R$ 185.699.955. A empresa vencedora terá de prestar o serviço de atendimento hospitalar, com assistência multiprofissional ininterrupta, e fornecer equipamentos e insumos.
O Hospital da PM foi inaugurado em agosto de 2020 como unidade de campanha. Em outubro passado, passou a direcionar contaminados pelo vírus a outros hospitais e começou a operar para outros atendimentos, desmobilizando leitos Covid. Com a demanda crescente por internações, a secretaria terá de remobilizá-lo.
"Nós estamos empenhados na abertura de mais leitos para atender a população. Essa terceira onda veio com muita violência e tem internado muitas pessoas", disse o governador. Na manhã dessa quarta, as UTIs Covid nos hospitais públicos registravam 94,1% de lotação, com seis leitos vagos, sendo um para adultos. Na fila de espera, havia 43 pacientes com suspeita ou diagnóstico da infecção.
Diante da alta demanda, Ibaneis e representante da Saúde devem se reunir com o Sindicato Brasiliense de Hospitais nesta quarta para contratar mais leitos a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) na rede privada. Nesta terça, 4,6 mil novos diagnósticos foram notificados, e 13 óbitos foram contabilizados.
Renova-DF
O governador cumpriu agenda nesta manhã nas entrequadras 104/105 da Asa Sul. Ele foi ao local para verificar os trabalhos desenvolvidos pelo programa Renova-DF na área. A iniciativa promove a capacitação profissional dos participantes, que durante as aulas práticas atuam em reparos nas cidades.
Cerca de 2 mil inscritos são atendidos pelo projeto, que concede bolsas aos beneficiários. No Plano Piloto, 248 de cerca de 400 equipamentos públicos, como praças e parques, passarão por reparos. "Todos acham que o Plano Piloto tem tudo, que está tudo bem arrumado, mas precisa de muitas reformas para a população que aqui reside", ponderou Ibaneis.