Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibama inicia destruição de equipamentos usados por garimpeiros em Roraima

A ação é na Terra Indígena Yanomami, onde ocorreu a destruição de um helicóptero, um avião e itens usados na derrubada da mata

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Avião é destruído pelo Ibama na Terra Indígena Yanomami
Avião é destruído pelo Ibama na Terra Indígena Yanomami

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Força Nacional, iniciou a operação para destruir equipamentos usados por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação começou na terça-feira (7) e mira itens usados nas atividades ilegais.

De acordo com o Ibama, até agora foram destruídos "um helicóptero, um avião, um trator de esteira e estruturas de apoio logístico ao garimpo". Durante a operação, também foram apreendidas duas armas e três barcos com cerca de 5.000 litros de combustível.

Leia também: Indígenas marcham em Brasília contra avanço do garimpo na reserva yanomami

As equipes montaram uma base de controle no rio Uraricoera para encerrar o fluxo de suprimentos aos garimpeiros. O objetivo é impedir o acesso de criminosos a gasolina e diesel. Foram identificadas "voadeiras" - embarcações de alta velocidade utilizadas na atividade ilegal - de 12 metros que carregavam cerca de 1 tonelada de alimentos, freezers, geradores e antenas de internet.


"Todos os suprimentos foram apreendidos e serão usados para abastecer a base de controle. Nenhuma embarcação com carregamento de combustível e equipamentos será autorizada a seguir daquele ponto de bloqueio em direção aos garimpos", informa o Ibama.

As ações de garimpeiros ilegais na região estão sendo investigadas pela Polícia Federal.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.