Brasília Ibaneis assume a Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Ibaneis assume a Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Governador decidiu acumular cargos depois que o médico Alberto Aguiar Santos voltou atrás na intenção de assumir a pasta

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Anderson Riedel/PR - 22.04.2020

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) assumirá, interinamente, o cargo de secretário de Saúde. O acúmulo de funções vem depois que o médico Alberto Aguiar Santos Neto, anunciado como novo chefe da pasta, decidiu declinar do convite. De acordo com a comunicação do governo, Neto, que também é empresário, apresentou “motivos pessoais, principalmente de ordem familiar”, para voltar atrás na decisão de assumir a gestão do órgão.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, também foi cotado para assumir interinamente a secretaria, mas Ibaneis decidiu tomar a frente. A crise começou após o governador exonerar, pela segunda vez, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, nesta quinta-feira (26/8). Ele estaria enfrentando resistência dentro do GDF.

Osnei Okumoto foi exonerado pela primeira vez em março de 2020, mas continuou no governo, como presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, para onde volta a partir desta sexta (27). Ele voltou à secretaria após Ibaneis exonerar o então secretário Francisco Araújo, em 14 de setembro de 2020, após a prisão do então gestor na Operação Falso Negativo pela suspeita de envolvimento em esquema de superfaturamento na compra de testes rápidos.

Últimas