Brasília Ibaneis confirma indicação de secretário de Economia ao TCDF

Ibaneis confirma indicação de secretário de Economia ao TCDF

André Clemente será indicado à vaga de José Roberto Paiva Martins, conselheiro que se aposentou nessa quarta

  • Brasília | Jéssica Moura e Kelly Almeida, do R7, em Brasília

André Clemente e Ibaneis Rocha

André Clemente e Ibaneis Rocha

Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha confirmou nesta quinta-feira (25) a indicação do secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do DF (TCDF), conforme antecipado pelo R7 nesta quarta-feira (24).

"Vamos esperar a publicação da aposentadoria de Paiva Martins. Saindo, vamos fazer a indicação (do nome de Clemente) para a Câmara Legislativa", disse o governador durante um evento de agenda oficial pela manhã. O R7 apurou que o governador costura com os deputados para que o nome de Clemente seja validado pela Casa já na próxima quarta-feira (1º).

Antes, o nome deve ser apreciado pela CEOF (Comissão de Economia, Orçamento e Finanças). A indicação é para ocupar a vaga deixada pelo conselheiro José Roberto Paiva Martins, que se aposentou nesta quarta-feira (24). A vaga é reservada para auditor de carreira da Corte de contas, o que pode gerar resistência do sindicato da categoria, caso o nome de Clemente seja, de fato, validado.

As três únicas vagas do Tribunal para auditores concursados estão desocupadas, impossibilitando a indicação de um nome para a cadeira deixada por Paiva Martins. Um concurso para preenchê-las estava em andamento, mas foi suspenso por causa da pandemia em março e retomado em julho deste ano. Como o certame não foi finalizado, a nomeação de um novo auditor, que deveria ocupar a vaga de conselheiro, ficou inviabilizada.

Outro concurso, que estava em andamento na Corte no mesmo período e organizado pela mesma banca, para a escolha do procurador de Contas junto ao TCDF, também chegou a ser suspenso por causa da pandemia, mas foi retomado e finalizado.

Para o lugar de Clemente na Secretaria de Economia do DF, Ibaneis afirmou que inicialmente deve nomear alguém da equipe. "Alguém que já conhece, já tenha traquejo. Em um segundo momento, podemos escolher outro nome", complementou o governador. 

Últimas