Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF: Ibaneis deve indicar André Clemente para o Tribunal de Contas

GDF articula para que sabatina seja realizada já na próxima quarta-feira na Camara Legislativa; cargo é vitalício

Brasília|Kelly Almeida e Alexandre de Paula, do R7, em Brasília

André Clemente, secretário de Economia, e Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal
André Clemente, secretário de Economia, e Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal André Clemente, secretário de Economia, e Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

O governador Ibaneis Rocha deve enviar à Câmara Legislativa, na próxima semana, a indicação de André Clemente ao TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal). O R7 apurou que a indicação será direcionada à CEOF (Comissão de Economia, Orçamento e Finanças) para apreciação do nome.

O governo alinha com os distritais para que a sabatina seja realizada ainda na próxima quarta-feira (1º), com envio ao plenário para apreciação logo em seguida.

A indicação é para ocupar a vaga deixada pelo conselheiro José Roberto Paiva Martins, que se aposentou nesta quarta-feira (24). A vaga é reservada para auditor de carreira da Corte de contas, o que pode gerar resistência do sindicato da categoria, caso o nome de Clemente seja, de fato, validado.

As três únicas vagas do Tribunal para auditores concursados estão desocupadas, impossibilitando a indicação de um nome para a cadeira deixada por Paiva Martins. Um concurso para preenchê-las estava em andamento, mas foi suspenso por causa da pandemia em março e retomado em julho deste ano. Como o certame não foi finalizado, a nomeação de um novo auditor, que deveria ocupar a vaga de conselheiro, ficou inviabilizada.

Publicidade

Outro concurso, que estava em andamento na Corte no mesmo período e organizado pela mesma banca, para a escolha do procurador de Contas junto ao TCDF, também chegou a ser suspenso por causa da pandemia, mas foi retomado e finalizado.

Aliados de Clemente avaliam também que o fato de ele ser auditor de carreira da Receita do Distrito Federal reduz a rejeição nesse sentido. O cargo, porém, é vitalício, o que faz com o que esteja na lista de desejos de outros nomes do cenário político local. 

Publicidade

Despedida

Atual secretário de Economia do DF, Clemente participou de um evento com o governador na manhã desta quarta e fez um discurso de despedida, que foi reforçado por Ibaneis. "Há algumas possibilidades de prestar meus serviços em outro local, mas depende de outros acontecimentos", disse Clemente. "Prefiro não anunciar agora."

Ibaneis Rocha lamentou a possibilidade de saída do secretário e disse que se entristeceu com o tom de "despedida" na fala de Clemente. 

O secretário era cotado para a disputa de uma vaga na Câmara Legislativa ou na Câmara dos Deputados. A negociação para a filiação dele ao PL, da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, esteve perto de se concretizar, mas esfriou com a possibilidade de que ele ocupe o cargo no Tribunal de Contas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.