Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibaneis suspende férias de bombeiros para reforçar combate aos incêndios no DF

Agentes do Distrito Federal deslocados para outras unidades da federação devem retornar imediatamente

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

PF vai investigar fogo no Parque Nacional Divulgação/CBMDF - 16/09/2024

O governador Ibaneis Rocha suspendeu as férias dos bombeiros militares para reforçar o combate aos incêndios que atingem o Distrito Federal. Além disso, durante uma reunião entre Ibaneis, a vice-governadora Celina Leão e órgãos envolvidos no combate às chamas nesta segunda-feira (16), as autoridades decidiram que os bombeiros do DF que estão deslocados para outros estados devem retornar imediatamente. O contingente total vai ser de cerca de 1,5 mil pessoas empenhadas.

LEIA TAMBÉM

A PF (Polícia Federal) vai investigar o incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15). Em nota enviada ao R7, a corporação confirmou a instauração do inquérito, mas disse que não serão fornecidas mais informações por enquanto.

Celina Leão afirma que a origem do fogo está sendo investigada, mas que não descarta que tenha sido intencional. “Nós temos certeza que é por ação humana. Agora, se foi criminoso ou não, estamos terminando de checar”, diz.

Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes), até 19h desta segunda, o fogo no Parque Nacional atingiu uma área de 2 mil hectares, aproximadamente 20 quilômetros quadrados. Ainda segundo o instituto, 493 agentes atuam contra o fogo, sendo 400 militares do CBMDF (Corpo de Bombeiros Militares do DF), 26 brigadistas do ICMBio, 6 brigadistas do Prevfogo e 11 brigadistas do Ibram (Instituto Brasília Ambiental). Três aeronaves atuam lançando água para extinção das chamas e um helicóptero auxilia no monitoramento do incêndio. O incêndio acontece alguns dias depois da Floresta Nacional de Brasília ter 45,85% do território, o equivalente a 2,5 mil hectares, atingido por outro incêndio.

Um militar do Corpo de Bombeiros se feriu e teve 50% do corpo queimado e foi levado ao hospital. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o fogo atinge uma área densa de vegetação, com muitas árvores e focos isolados, o que dificulta o combate às chamas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.