Ibaneis suspende férias de bombeiros para reforçar combate aos incêndios no DF
Agentes do Distrito Federal deslocados para outras unidades da federação devem retornar imediatamente
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O governador Ibaneis Rocha suspendeu as férias dos bombeiros militares para reforçar o combate aos incêndios que atingem o Distrito Federal. Além disso, durante uma reunião entre Ibaneis, a vice-governadora Celina Leão e órgãos envolvidos no combate às chamas nesta segunda-feira (16), as autoridades decidiram que os bombeiros do DF que estão deslocados para outros estados devem retornar imediatamente. O contingente total vai ser de cerca de 1,5 mil pessoas empenhadas.
LEIA TAMBÉM
A PF (Polícia Federal) vai investigar o incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15). Em nota enviada ao R7, a corporação confirmou a instauração do inquérito, mas disse que não serão fornecidas mais informações por enquanto.
Celina Leão afirma que a origem do fogo está sendo investigada, mas que não descarta que tenha sido intencional. “Nós temos certeza que é por ação humana. Agora, se foi criminoso ou não, estamos terminando de checar”, diz.
Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes), até 19h desta segunda, o fogo no Parque Nacional atingiu uma área de 2 mil hectares, aproximadamente 20 quilômetros quadrados. Ainda segundo o instituto, 493 agentes atuam contra o fogo, sendo 400 militares do CBMDF (Corpo de Bombeiros Militares do DF), 26 brigadistas do ICMBio, 6 brigadistas do Prevfogo e 11 brigadistas do Ibram (Instituto Brasília Ambiental). Três aeronaves atuam lançando água para extinção das chamas e um helicóptero auxilia no monitoramento do incêndio. O incêndio acontece alguns dias depois da Floresta Nacional de Brasília ter 45,85% do território, o equivalente a 2,5 mil hectares, atingido por outro incêndio.
Um militar do Corpo de Bombeiros se feriu e teve 50% do corpo queimado e foi levado ao hospital. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o fogo atinge uma área densa de vegetação, com muitas árvores e focos isolados, o que dificulta o combate às chamas.