Ibaneis vai reavaliar regularização de muros e guaritas de condomínios
Governador quer encontrar consenso entre moradores e órgãos de controle. PGDF está analisando a minuta do projeto
Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília
Diante das reclamações de moradores de condomínios do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha afirmou, neste sábado (19), que vai rever o Projeto de Lei Complementar que trata dos muros e guaritas desses espaços residenciais. Na tentativa de encontrar uma solução que seja consensual entre condomínios e órgãos de controle como o Ministério Público, a minuta está sendo em analisada pela Procuradoria-Geral do DF.
Os moradores reclamam que o projeto de lei impõe taxas e regras inviáveis aos condomínios, enquanto o Ministério Público pressiona pela abertura dos espaços residenciais construídos em área pública. Para encontrar um ponto de equilíbrio, Ibaneis pretende também ouvir aliados na Câmara Legislativa.
“O que nós sabemos é que, hoje, existe uma pressão muito grande dos órgãos de controle no sentido de abrir todos os muros e guaritas do DF. Nós do governo temos tentado preservar isso porque os condomínios foram construídos com muito suor por todos os moradores e proporcionam uma qualidade de vida diferenciada”, afirmou Ibaneis durante agenda oficial em Sobradinho.
As declarações do governador Ibaneis Rocha foram dadas durante o lançamento da obra de asfaltamento de um trecho de seis quilômetros da rodovia DF-440, perto do Condomínio RK, em Sobradinho.
Serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões na obra que vai beneficiar, especialmente, a Escola Classe Santa Helena. O colégio conta 300 estudantes. "São obras pedidas há mais de 20 anos", destacou o governador durante o ovento de inauguração.
Aa obras serão conduzidas pela empresa Costa Brava. A previsão inicial é de 120 dias de trabalho até a inauguração. Segundo o governador, a recuperação de via de acesso entre os condomínios Império dos Nobres até o RK começará ainda neste ano.
Nos próximos dias, o GDF planeja lançar a obra da segunda entrada de Sobradinho, com a construção de um viaduto.