Impulsionada pelo agro, movimentação portuária tem melhor julho em 5 anos
Soja, trigo milho e fertilizantes foram as cargas mais movimentadas nos portos brasileiros durante o mês; dados são da ANTAQ
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
Os portos brasileiros movimentaram 119 milhões de toneladas em julho, marcando o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos, segundo o Estatístico Aquaviário da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O crescimento na movimentação foi impulsionado pelo aumento nas exportações de soja, milho, trigo e fertilizantes, que juntos contribuíram com 23,6 milhões de toneladas, representando cerca de 20% do total transportado pelos portos do país.
Leia também
Segundo os dados, os adubos fertilizantes e a soja tiveram altas de 18,6% e 6,4%, respectivamente, em comparação com o ano passado. O trigo teve um crescimento de 60%. No geral, a movimentação portuária subiu 1,38% em julho.
Os dados revelam que 63,7% da movimentação portuária ocorreu em terminais privados, totalizando 75 milhões de toneladas, enquanto 36% foram movimentados por portos públicos, somando 43 milhões de toneladas.
Entre os cinco portos mais movimentados, dois são privados — o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) e o Terminal de Tubarão (ES) — e três são públicos — o Porto de Santos (SP), o Porto de Itaguaí (RJ) e o Porto de Paranaguá (PR).
Nos primeiros sete meses do ano, o crescimento foi de cerca de 4%, com o agronegócio também apresentando resultados positivos e projeções de recorde até o final do ano. Esse crescimento é apoiado pelos investimentos do Governo Federal e do setor privado.
O MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) planeja investir quase R$ 15 bilhões nos próximos anos para modernizar e expandir os terminais portuários, o que deve aumentar a capacidade do Brasil de escoar sua safra por meio dos portos.