Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Indiciado por estupro de vulnerável, padre do DF está foragido

Há um mandado de prisão contra o religioso Delson Zacarias dos Santos por abuso contra menores

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Padre Delson Zacarias dos Santos
Padre Delson Zacarias dos Santos

Indiciado pelo crime de estupro de vulnerável, o padre Delson Zacarias dos Santos está foragido. De acordo com a Polícia Civil, os estupros teriam acontecido entre 2014 e 2021, contra um jovem que tinha 13 anos de idade, na casa paroquial.

O padre tem um mandado de prisão pendente, expedido pela vara criminal de Sobradinho (DF). De acordo com o inquérito obtido pelo R7, uma das vítimas frequentava a igreja comandada por Delson. O jovem disse à Policia que tinha 13 anos de idade quando o padre iniciou, em 2014, conversas de cunho sexual e passou a fazer carícias em seus órgãos genitais.

De 2017 até meados de 2021, os abusos evoluíram para estupro. A vítima afirmou que obedecia ao padre em virtude da autoridade exercida por ele. O rapaz contou também que o padre o presenteava com roupas e viagens para manter os abusos e o silêncio. Segundo ele, havia outras vítimas.

No entanto, o rapaz decidiu denunciar os abusos por não suportar mais as crises de ansiedade e sofrimento emocional. Segundo ele, o padre também abusava de outros adolescentes da paróquia, diz a decisão que concedeu o pedido de prisão preventiva.


Leia também

O R7 não conseguiu contato com a Arquidiocese de Brasília nem com a defesa do padre. No entanto, em 2021, quando as primeiras denúncias contra o religioso foram divulgadas, o arcebispo Dom Paulo Cezar Costa afastou Delson da função paroquial e iniciou investigação prévia.

Confira a íntegra da nota divulgada à época:

"O Sr. Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, ao tomar conhecimento da acusação de abuso sexual contra menor feita em desfavor do padre Delson Zacarias dos Santos, providenciou prontamente o seu afastamento cautelar da função paroquial, determinando o afastamento preventivo do seu ofício sacerdotal até o efetivo esclarecimento dos fatos impróprios apontados, e deu início à chamada 'investigação prévia', atualmente em curso.


Além disso, o arcebispo recebeu a suposta vítima e seus familiares em audiência, acolhendo e manifestando sua proximidade de pastor, prestando assistência protetiva e psicológica aos envolvidos, zelando e expressando o compromisso da igreja com a proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, em consonância com as normas eclesiásticas promulgadas por São João Paulo II e completadas pelo Papa Bento XVI e, mais recentemente, aperfeiçoadas pelo Papa Francisco, no Motu Proprio Vos estis lux mundi.

A Igreja de Brasília conta com uma Comissão Arquidiocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, presidida pelo Padre Carlos Henrique.

Nosso compromisso é cuidar que os ambientes de nossas comunidades sejam seguros e confiáveis para as crianças e adolescentes, acolher as vítimas e as testemunhas de eventuais abusos com todo o respeito e cuidado."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.