INSS antecipa benefícios em três cidades atingidas por chuvas
Medida vale enquanto durar estado de calamidade pública nas cidades de Petrópolis (RJ), Canapi (AL) e Teresina de Goiás (GO)
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
Moradores de três cidades atingidas por chuvas poderão receber com antecedência o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais do INSS. A medida foi editada pelo governo federal e vale para os municípios de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Canapi, em Alagoas e Teresina de Goiás, no norte goiano.
O decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (22) prevê que o cronograma de pagamento será antecipado para o primeiro dia útil do calendário e se manterá enquanto perdurar a situação de calamidade.
Leia também: Chuvas inundam casas e carregam veículos no DF e em GO; veja vídeos
O governo federal informou que terá em caixa cerca de R$ 2 bilhões para auxiliar municípios de todo o país atingidos por desastres naturais. Os recursos são provenientes de quatro medidas provisórias, três delas já publicadas, que autorizam crédito extraordinário aos ministérios do Desenvolvimento Regional, da Cidadania e da Infraestrutura.
Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Petrópolis, o número de mortes chegou a 181. Continuam desaparecidas 89 pessoas e cerca de 800 ficaram desabrigadas.
Em Canapi, no sertão de Alagoas, os moradores vivem na iminência da queda de barragens próximas às casas após tempestades atingirem a região. Em dezembro de 2021, a prefeitura emitiu alertas para as pessoas deixarem a residência por risco de inundação.
Em Teresina de Goiás, a chuva forte abriu uma cratera na estrada e deixou cerca de 400 pessoas desabrigadas na região.