Brasília Integrantes da CPI da Pandemia cobram do presidente do Senado pautar projetos da comissão

Integrantes da CPI da Pandemia cobram do presidente do Senado pautar projetos da comissão

Casa inaugurou memorial às vítimas da Covid-19, uma das 17 propostas legislativas apresentadas no relatório da CPI

  • Brasília | Isabella Macedo, do R7, em Brasília

Memorial às Vítimas da Covid-19 foi uma das propostas que constaram no relatório final da CPI

Memorial às Vítimas da Covid-19 foi uma das propostas que constaram no relatório final da CPI

Roque de Sá/Agência Senado

O Senado inaugurou nesta terça-feira (15) o Memorial às Vítimas da Covid-19, uma das propostas apresentadas pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia. Durante a cerimônia de inauguração do memorial, os integrantes da comissão cobraram publicamente do presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que os projetos apresentados no relatório final da comissão possam ser analisados em plenário.

O relatório final da CPI, apresentado e aprovado pelo colegiado no fim de outubro de 2021, incluiu a apresentação de 17 proposições legislativas, entre projetos de lei e propostas de emenda à Constituição. O autor do relatório, senador Renan Calheiros (MDB-AL), fez cobrança a Pacheco em seu discurso durante a inauguração do memorial.

"Quero também, presidente, aproveitar a oportunidade para lhe pedir uma rápida tramitação das propostas legislativas que foram encaminhadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito, como esta, que desde o primeiro momento contou com seu apoio e com sua consideração. E, mesmo antes de acabarmos a CPI, já tínhamos, com a sua participação, repito, aprovado o requerimento que possibilitou, através de um projeto de lei, a materialização deste memorial", disse Calheiros.

Após a inauguração do memorial, Pacheco afirmou que começará o trabalho para identificar quais das propostas poderão ir a voto diretamente no plenário do Senado. "Eu recebo essa solicitação pública do senador Renan Calheiros, na tarde de hoje, com muita atenção, com muita consideração. E vamos já dar andamento a esse trabalho para identificar as proposições que possam ir diretamente ao plenário do Senado Federal e aquelas que devam, por cautela, por prudência e para o melhor processo legislativo, ter a oitiva de alguma comissão permanente da casa", afirmou o presidente do Senado.

Como mostrou o R7 em dezembro, os projetos propostos no relatório final aguardam o início da tramitação. Desde o fim de outubro, quando a CPI se encerrou, poucas matérias relacionadas aos pleitos da comissão que investigou atos e omissões do governo federal em relação à pandemia foram votadas.

Além da criação da Frente Parlamentar Observatório da Pandemia e do memorial inaugurado nesta terça, apenas outros dois projetos ligados à CPI tiveram andamento até o fim de 2021. Os senadores aprovaram e enviaram à Câmara dos Deputados a proposta de criação de um Dia Nacional de Homenagem às Vítimas da Covid-19, previsto para 12 de março, e o estabelecimento do piso salarial nacional para os trabalhadores de enfermagem.

O memorial inaugurado neste terça-feira é constituído de um tablado de mais de 15 metros de comprimento e 4 de largura. São 27 prismas de mármore iluminados por dentro, como velas, que representam cada uma das unidades da federação. Localizado no Anexo 2 do Senado Federal, o memorial levou cinco semanas para ficar pronto. O projeto foi criado pelos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza Castro.

Últimas