Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Japão libera visto para brasileiros a partir de 30 de setembro

O prazo para permanecer no país asiático sem visto será de 90 dias; o mesmo vale para os japoneses no Brasil

Brasília|Giselle Santos, do R7, em Brasília


Visto não será necessário em viagens de até 90 dias
Visto não será necessário em viagens de até 90 dias

Os brasileiros que viajarem para o Japão por até 90 dias não vão mais precisar de visto para entrar no país. A medida entra em vigor a partir de 30 de setembro — devido a um acordo de isenção recíproca entre os dois países, negociado entre o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Japão — por um prazo de três anos, mas pode ser prorrogada. A comunicação diplomática foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11).

Segundo as novas regras, nacionais brasileiros que possuam passaporte comum e válido poderão entrar no Japão sem visto, desde que permaneçam no país por um período que não ultrapasse 90 dias. A dispensa do visto não se aplica a brasileiros que desejam viajar para o Japão em busca de emprego ou para exercer uma ocupação. O mesmo se aplica aos japoneses que viajarem para o Brasil.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

De acordo com o texto, a medida visa "promover as relações de amizade e cooperação" entre os dois países, facilitando viagens, bem como relações culturais e comerciais entre Brasil e Japão.

Ambos os governos têm o direito de recusar a entrada ou permanência de pessoas em seu território se considerarem que eles prejudicariam os interesses dos respectivos países. O Brasil e o Japão também podem suspender temporariamente a aplicação das medidas por razões de política pública, segurança e saúde.

Publicidade

O embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, destacou que a isenção do visto para turistas brasileiros foi um compromisso assumido pelo primeiro-ministro Kishida Fumio com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Essa isenção mútua, alcançada em tão curto prazo, é resultado de muito trabalho da parte dos dois governos e representa o aprofundamento recente dos laços de amizade entre os nossos países", disse o diplomata.

Leia também

A decisão entra em vigor antes da volta da exigência de visto para japoneses entrarem no Brasil, que ocorreria em 1º de outubro. O governo brasileiro havia tomado a decisão de pedir o documento por falta de reciprocidade diplomática, uma vez que os japoneses que viajavam para o Brasil já não precisavam de visto desde 2019.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.