Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem infectado por raiva no DF está em estado grave 

De acordo com a Secretaria de Saúde, o adolescente tem entre 15 e 19 anos e foi arranhado por um gato

Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília

Cachorro recebe vacina contra a raiva
Cachorro recebe vacina contra a raiva Cachorro recebe vacina contra a raiva

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou o primeiro caso de raiva na capital depois de 44 anos. O paciente é um jovem entre 15 e 19 anos. Segundo a pasta, ele está internado em estado grave e foi infectado após ser arranhado por um gato.

Depois da confirmação do caso, o governo resolveu antecipar a campanha de vacinação antirrábica. A partir desta quarta-feira (6), cães e gatos poderão ser vacinados contra a doença.

Raiva no Distrito Federal

No DF, a raiva havia sido registrada pela última vez em um humano em 1978. Houve um caso em um cão em 2000 e, em em 2001, em um gato. No início de junho, o governo confirmou um caso de raiva bovina na região de Brazlândia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa que ataca principalmente mamíferos. Ainda segundo o órgão, em humanos, entre os principais sintomas estão febre, espasmos musculares involuntários, dor de cabeça, náuseas e convulsões.

Publicidade

A transmissão da doença ao homem é feita através da saliva de animais infectados, por meio de mordida, arranhão ou lambedura.

*Estagiária, sob supervisão de Fausto Carneiro 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.