Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem que contraiu raiva humana morre no Distrito Federal

Vítima era do sexo masculino, tinha entre 15 e 18 anos e estava em um hospital particular do Distrito Federal

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Secretaria de Saúde do Distrito Federal Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Um adolescente morreu vítima de raiva humana neste sábado (30) no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, trata-se de um jovem do sexo masculino, na faixa etária de 15 a 18 anos, que estava internado em um hospital particular do Distrito Federal desde 20 de junho. 

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que todas as medidas necessárias de investigação epidemiológica, controle e profilaxia foram tomadas junto aos familiares, contatos próximos e profissionais de saúde.

Ainda de acordo com a pasta, "medidas de bloqueio de foco e controle animal foram intensificadas em todo o Distrito Federal, a exemplo da antecipação da campanha de vacinação antirrábica animal em áreas urbanas e rurais. Até sexta-feira passada (29), a SES vacinou 120.282 animais entre cães e gatos".

A Secretaria reforçou ainda que a melhor medida de prevenção é a vacinação dos animais. Caso aconteça um acidente de agressão com um potencial transmissor da raiva, é necessário lavar o ferimento e procurar uma unidade de saúde para avaliação médica.

Publicidade

O Ministério da Saúde informou que, em 2022, foram registrados cinco casos de raiva humana no Brasil, sendo quatro em Minas Gerais e um no Distrito Federal. No período de 2010 a 2022, até o dia 5 de julho de 2022, foram registrados 45 casos de raiva humana, sendo que, em 2014, não houve caso.

A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano. Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de dois a cinco dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença. A morte do animal acontece, em média, entre cinco e sete dias após o aparecimento dos sintomas.

Publicidade

Cuidados e sintomas da raiva

Os sintomas da raiva, segundo o Ministério da Saúde, são inespecíficos. Dentre eles, o paciente pode apresentar:

• Mal-estar geral;

Publicidade

• Febre;

• Anorexia;

• Dor de cabeça;

• Náuseas;

• Dor de garganta;

• Entorpecimento;

• Irritabilidade;

• Inquietude;

• Sensação de angústia.

Espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua também podem ocorrer quando o paciente vê ou tenta ingerir líquido, o que é chamado de hidrofobia. Esses espasmos evoluem para um quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias. O período de evolução do quadro clínico, depois dos primeitos sintomas até o óbito, é, em geral, de 2 a 7 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.