Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem tem parada cardíaca após ser atingido por galho de árvore no Parque da Cidade

Bombeiros atenderam rapaz no local e o levaram em estado grave ao Hospital de Base; idosa foi atingida na perna, mas passa bem

Brasília|Do R7, em Brasília

Entrada do Parque da Cidade, em Brasília
Entrada do Parque da Cidade, em Brasília Entrada do Parque da Cidade, em Brasília

Um almoço de comemoração do Dia das Mães terminou com duas pessoas feridas, uma delas com parada cardíaca, na tarde deste domingo (8) no Parque da Cidade, em Brasília.. Uma família aproveitava a data no local quando um galho se desprendeu de uma árvore de quase 15 metros e atingiu um adolescente de 15 anos e uma idosa.

O jovem foi quem teve o quadro cardíaco detectado. Os seguranças do parque prestaram os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros. Os militares realizaram manobras de reanimação e conseguiram restabelecer os sinais vitais do rapaz, que foi encaminhado em estado grave ao Hospital de Base. A mulher foi atingida na perna e passa bem.

O incidente ocorreu na altura do estacionamento 4, no Bosque dos Pinheiros. De acordo com o assessor da administração do parque, Hermes Marinho, "o pinheiro caiu devido ao excesso de peso". Segundo ele, a família amarrou cordas na árvore para armar uma rede, onde umas cinco pessoas se balançavam.

"O pinheiro não é uma árvore de muita resistência", disse Marinho. Segundo ele, a administração do Parque da Cidade e a Novacap monitoram a situação das árvores mais antigas, "realizando podas, corte de galhos, levantamento de copas e remoção dessas árvores mais antigas, e logo após é replantada uma outra no local". 

Publicidade

O administrador do parque, Silvestre Silva, afirma que a fiscalização deve ser intensificada. "A gente tem que aumentar realmente a fiscalização em relação a essas árvores para evitar acidente de maior proporção. É coisa da natureza, mas nós temos que ser precavidos. É um alerta a gente tem que ter mais atenção ainda a partir de hoje, isso é perigoso." Ele pontua que uma parte dos pinheiros ainda é da época da inaguração do parque, há mais de 40 anos.

A Novacap é a responsável pela manutenção da vegetação no local. Uma equipe de 15 trabalhadores atua diariamente no Parque da Cidade para poda e supressão de árvores. O órgão informou que "tem equipe técnica no local trabalhando para identificar a causa da queda".

"No caso de pinheiros, por se tratar de uma árvore de tamanho elevado, pode apresentar podridão na parte aérea, que não é identificada em solo", anunciou o órgão. A Novacap informou que foram feitas 105 mil intervenções em todo o DF no ano passado e 65 mil neste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.