Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Justiça determina suspensão de greve dos técnicos de enfermagem no DF

Paralisação estava marcada para segunda; Tribunal de Justiça estipulou multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento

Brasília|Do R7, em Brasília

Movimento já se encontrou com governo diversas vezes Wilter Moreira/Sindate - Arquivo

O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) determinou a suspensão da greve dos técnicos e auxiliares de enfermagem da capital do país vinculados ao Sindate-DF (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem). A medida foi tomada depois que o Governo do DF entrou com ação considerando o movimento grevista abusivo e afirmando que o serviço prestado pelos técnicos é essencial para a população.

Veja Mais

O TJDFT determinou que 100% dos servidores representados pelo Sindate-DF mantenham suas atividades regulares na segunda-feira (17). A decisão estabelece multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento da ordem judicial, com a possibilidade de retenção de valores da contribuição sindical para fins de pagamento da penalidade.

A desembargadora Maria Ivatônia Barbosa dos Santos avaliou que a categoria deveria ter preparado um plano de contingência para garantir a prestação de serviço sem prejudicar a população do DF.

“Desse modo, na forma como foi comunicada a deflagração da greve, sem a apresentação de plano de contingência para a manutenção desse serviço essencial à população, há forte evidência de se cuidar de exercício abusivo do direito de greve”, disse.


A categoria em greve pede a reestruturação da carreira, com redução do tempo de serviço e a equiparação salarial de 70% com os enfermeiros.

Sobre a reivindicação da categoria, o GDF alega que a Secretaria de Saúde vem adotando medidas para atender parte das demandas, como a nomeação de técnicos em enfermagem aprovados em concurso público e a previsão de mais convocações nos próximos anos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.