Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça proíbe GDF de aumentar repasses a empresas de ônibus

Decisão foi feita após denúncia do Ministério Público; se o governo descumprir a decisão liminar, devará pagar multa diária de R$ 1 mi

Brasília|Do R7, em Brasília

Ministério Público alega que Semob tem promovido reiteradas revisões tarifárias
Ministério Público alega que Semob tem promovido reiteradas revisões tarifárias Ministério Público alega que Semob tem promovido reiteradas revisões tarifárias

A Justiça do Distrito Federal proibiu o governo de editar atos administrativos que resultem no aumento das passagens de ônibus por parte das empresas. A decisão é liminar – cabe recurso – e foi acatada após uma denúncia do Ministério Público do DF. Em caso de descumprimento, o governo distrital deve pagar uma multa diária de R$ 1 milhão, com vigência de 30 dias.

Na acusação, o Ministério Público pede o reconhecimento da ilegalidade das revisões tarifárias promovidas pela Semob (Secretaria de Transporte e Mobilidade) e a restituição dos valores indevidamente recebidos por cada empresa acusada. Afirma também que a Semob ignorou decisões judiciais que anularam o Edital de Concorrência de agosto de 2012, e os contratos decorrentes dele, e alega que a pasta tem promovido reiteradas revisões tarifárias.

LEIA TAMBÉM: Uso de serviço de bicicletas compartilhadas cresce 60% no DF

"Além disso, afastou estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, contratada pelo próprio Distrito Federal, que detectou graves distorções nas propostas financeiras vencedoras da licitação e apontou solução para o reequilíbrio econômico dos ajustes", acrescenta o Ministério Público.

A juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública do Dsitrito Federal determinou que "as concessionárias rés não recebam quaisquer verbas públicas decorrentes de eventuais novos atos administrativos a título de revisão tarifária" e "negou o pedido para impedir a prorrogação dos contratos".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.