Leitos de UTI adultos e pediátricos chegam a 100% de lotação no DF
Restam apenas duas vagas na rede pública para recém-nascidos. Ao todo, 27 pessoas esperam na fila, sete delas idosos
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Os leitos de UTI pediátricos e adultos destinados a tratamento de Covid-19 na rede pública do Distritro Federal amanheceram 100% lotados nesta quinta-feira (17). O painel InfoSaúde, atualizado às 6h25, mostra que restam apenas duas vagas reservadas a pacientes recém-nascidos.
Leia também
Esses pacientes preenchem 11 dos 121 leitos ofertados pela rede pública. Ao todo, 108 leitos estão ocupados, dos quais sete aguardam liberação e os outros quatro estão bloqueados. Parte das UTIs está indisponível há mais de um mês.
Com isso, a taxa de ocupação geral chegou a 98,18% nesta manhã. Ao todo, 27 pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 esperam na fila por um leito. Entre eles, sete são idosos acima de 80 anos.
A pressão é a mesma nos hospitais privados. A taxa de ocupação de leitos de UTI pediátricos chegou a 100%. Já em relação aos leitos adultos é de 78,47%. Ao todo, a rede particular dispõe de 147 leitos de UTI Covid.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, foram registrados 2.030 novos casos e notificadas oito mortes nas últimas 24 horas. O índice de transmissão chegou a 1,05, registrando uma nova queda. Mas, apesar dessa diminuição, o número continua acima de 1, o que significa que o ritmo dos contágios ainda está em aceleração.
Restrições
Nesta quarta-feira (16), o governador Ibaneis Rocha afirmou que só pretende diminuir as medidas restritivas, que atingem sobretudo o setor de eventos, quando houver queda na taxa de reprodução do coronavírus e uma situação mais confortável de oferta de leitos hospitalares.
Na tentativa de reverter esse cenário, o GDF publicou, no Diário Oficial do DF, a contratação de 30 leitos de UTI para adultos em três hospitais privados: Daher, São Francisco e Home.