Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Líderes do Senado acertam pautar regulamentação da inteligência artificial antes do recesso

Pagamento de indenização e pensão à pessoa com deficiência permanente causada pelo zika vírus também estará na pauta

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília


Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) deve votar parecer na próxima semana
Eduardo Gomes defende aprovação da regulamentação da IA Marcos Oliveira/Agência Senado/02.07.2024

Líderes do Senado Federal acertaram nesta quinta-feira (4) incluir na pauta do plenário da próxima semana a votação da regulamentação da inteligência artificial. Antes, no entanto, o texto precisa ser aprovado pela comissão especial que debate o tema. Uma nova sessão no colegiado está marcada para terça-feira (16), às 10h.

LEIA MAIS

O projeto é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que trabalha para a aprovação da proposta no Senado antes do recesso parlamentar. No entanto, membros da oposição têm se colocado contra pontos do texto. Segundo o senador Eduardo Girão (Novo-CE), há trechos do texto que retomam pontos já discutidos e refutados do PL das Fake News. “Estão como jabuti dentro desse relatório. Isso não pode ser discutido no apagar das luzes. É um assunto de interesse da sociedade e não pode ser tramitado a toque de caixa”, disse.

Mesmo membro da oposição, o relator do texto, senador Eduardo Gomes (PL-TO), negou haver precipitação na discussão e defendeu a aprovação nas próximas semanas. “Precisamos avançar no que já acordamos, senão não é negociação, é protelação”, disse Gomes. Apesar da fala, ele deve se reunir com parlamentares para fazer mudanças ao texto e chegar a uma maioria.

Zica

Além da votação sobre inteligência artificial, os líderes negociaram incluir na pauta da próxima semana um projeto que determina o pagamento de indenização e pensão à pessoa com deficiência permanente causada pelo zika vírus.


“É um projeto que busca trazer justiça social para as crianças e as mães de crianças que sofrem os impactos do zika vírus. São crianças que têm microcefalia, que sofrem transtornos diários, que têm epilepsia, que têm problemas de desenvolvimento mental e que sofrem também discriminação social”, justificou o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).

A proposta estabelece indenização de R$ 50 mil. A pensão especial tem valor igual ao maior salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 7.786,02. Os recursos sairão do programa orçamentário Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.