Lula aciona linha que liga Manaus-Boa Vista e integra RR a sistema elétrico
Chamada de ‘Linhão de Tucuruí’, projeto vai tirar Roraima do isolamento energético em relação ao restante do país
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aciona nesta quarta-feira (10) linha de transmissão que vai ligar as cidades de Manaus (AM) a Boa Vista (RR), também conhecido como “Linhão de Tucuruí”. A medida é uma estratégia do governo federal para integrar Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional), do qual o estado era o único isolado no Brasil.
“Vamos integrar definitivamente todos os estados brasileiros em um sistema energético único no mundo”, disse Lula em agenda pública em Manaus na terça-feira (9).
Leia mais
A operação marca o início do processo de conexão que será realizado nos Centros Nacional e Regional de Operação Norte/Centro-Oeste, na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília.
Segundo o governo, foram investidos R$ 3,3 bilhões em aproximadamente 725 km de extensão, em circuito duplo de 500 kV, desde a Subestação Eng. Lechuga, no estado do Amazonas, até a Subestação Boa Vista, na capital de Roraima.
A linha de transmissão foi motivo de impasses por décadas, mas deve ser concluída até o fim deste ano. O projeto foi licenciado ainda em 2011 e previa, inicialmente, operar já em 2015. No entanto, esbarrou em sucessivos entraves, sobretudo no processo de licenciamento ambiental relacionado à travessia da Terra Indígena Waimiri Atroari.
O objetivo do Linhão de Tucuruí é melhorar o atendimento energético em Roraima e ampliar o acesso à internet de qualidade. A infraestrutura também vai servir de suporte para a expansão da rede de fibra óptica na região.
Perguntas e Respostas
Qual é a nova linha de transmissão acionada pelo presidente Lula?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou a linha de transmissão que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR), conhecida como “Linhão de Tucuruí”.
Qual é o objetivo dessa linha de transmissão?
A medida visa integrar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), do qual o estado era o único isolado no Brasil.
O que Lula afirmou sobre a integração energética do Brasil?
Lula declarou que o objetivo é integrar definitivamente todos os estados brasileiros em um sistema energético único no mundo.
Quais são os detalhes da operação da linha de transmissão?
A operação marca o início do processo de conexão que será realizado nos Centros Nacional e Regional de Operação Norte/Centro-Oeste, na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília.
Qual foi o investimento realizado para a construção da linha?
O governo investiu R$ 2,6 bilhões em aproximadamente 725 km de extensão, em circuito duplo de 500 kV, desde a Subestação Eng. Lechuga, no Amazonas, até a Subestação Boa Vista, em Roraima.
Quais foram os desafios enfrentados para a conclusão do projeto?
A linha de transmissão enfrentou impasses por décadas e deve ser concluída até o fim deste ano. O projeto foi licenciado em 2011 e deveria operar em 2015, mas enfrentou entraves, especialmente no licenciamento ambiental relacionado à travessia da Terra Indígena Waimiri Atroari.
Quais benefícios a linha de transmissão trará para Roraima?
O Linhão de Tucuruí tem como objetivo melhorar o atendimento energético em Roraima e ampliar o acesso à internet de qualidade, além de servir de suporte para a expansão da rede de fibra óptica na região.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
