Lula antecipa ida a Belém e embarca neste sábado; eventos da COP30 começam dia 6
Presidente inaugura obras ligadas ao evento; agenda também inclui visita a comunidades locais e reuniões bilaterais com outros países
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou a ida a Belém (PA) para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) e vai embarcar para a capital paraense na manhã deste sábado (1º).
As atividades oficiais começam na próxima quinta-feira (6), com a cúpula de chefes de Estado.
A COP30 ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Lula chega antes do calendário oficial para inaugurar duas obras ligadas ao evento.
leia mais
Neste sábado, o presidente participa da requalificação do Porto de Outeiro e da reforma do Aeroporto de Belém.
O novo terminal do porto deve ampliar a capacidade de exportação não só do Pará, mas de toda a Região Norte. Já o aeroporto recebeu R$ 450 milhões da concessionária Norte da Amazônia Airports, responsável pela administração do local.
Compromissos de Lula no Pará
No domingo (2) e na segunda (3), Lula visitará comunidades quilombolas, extrativistas e indígenas do estado.
Na terça-feira (4), não há compromissos previstos, e a data deve ser reservada para despachos internos e preparação para a sequência de reuniões da COP30, segundo informações preliminares do Planalto.
Na quarta-feira (5), estão previstas reuniões bilaterais com representantes estrangeiros. Embora o governo federal tenha recebido dezenas de solicitações, nenhum encontro foi confirmado até o momento.
O Ministério das Relações Exteriores informou que os temas das conversas devem incluir financiamento climático, transição energética e cooperação internacional em preservação ambiental.
Cúpula de líderes
A cúpula de líderes, chamada pela organização brasileira de Cúpula do Clima, ocorrerá na quinta (6) e sexta-feira (7). Chefes de Estado e de governo devem debater políticas de alto nível.
O Executivo estima a presença de 143 delegações estrangeiras, mas os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Javier Milei, da Argentina, não devem comparecer.
Apesar da ausência de chefes de Estado, os dois países enviarão representantes à COP30, sem confirmação sobre o nível hierárquico das delegações.
COP30
A abertura oficial do evento, prevista para 10 de novembro, ainda não conta com confirmação da presença do presidente Lula.
O governo avalia a participação do chefe do Executivo conforme a agenda internacional e compromissos internos.
s principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
