Lula anuncia criação da Universidade Federal Indígena e da Universidade do Esporte
Cerimônia de envio do projeto de lei ocorre nesta quinta-feira (27) e terá a participação de ministros, indígenas e atletas
Brasília|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Lula anuncia, nesta quinta-feira (27), a criação de duas novas instituições de ensino superior: a Unind (Universidade Federal Indígena) e a UFEsporte (Universidade Federal do Esporte).
A cerimônia de envio do projeto de lei contará com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas). Junto a Lula, os três vão assinar o PL para que os textos cheguem ao Congresso Nacional.
Os grupos técnicos interministeriais responsáveis pelo desenho das instituições atuarão ao longo de 2026. A previsão é de que as universidades entrem em funcionamento em 2027.
Leia mais
Universidade Federal Indígena
Em abril do ano passado, o governo federal instituiu um grupo de trabalho para subsidiar a criação e a implementação de uma universidade indígena no país.
Segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a medida é uma “valorização dos saberes indígenas”.
“A Política Nacional de Participação Indígena está sendo discutida há quase trinta anos. Agora, conseguimos reunir todas essas informações e o ministro [da Educação], Camilo [Santana], rapidamente assinou uma portaria instituindo um grupo de trabalho para a criação da primeira universidade indígena”, declarou no começo deste mês.
Além disso, o MEC (Ministério da Educação) ouviu lideranças sobre a proposta de criação da universidade.
Universidade Federal do Esporte
Desde maio deste ano, Lula cita a UFEsporte. A iniciativa, de acordo com o presidente, é voltada a jovens de baixa renda, com ofertas variadas e aulas com profissionais de diversas modalidades.
“Será uma universidade para que a gente possa praticar tudo e com profissionais, com gente, com especialistas de excelência, para a gente não ficar devendo nada a ninguém”, declarou Lula. A ideia original era criar uma faculdade voltada apenas ao futebol.
Para o governo federal, as medidas representam um marco na ampliação do acesso à educação superior pública e gratuita no país, promovendo a equidade, a inclusão e o desenvolvimento humano.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














