Lula anuncia doação de terrenos para consolidação de porto marítimo no Piauí
Presidente autorizou também contratação de 1.351 moradias no estado em 15 empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (21), de uma cerimônia do governo federal realizada em Teresina, no Piauí. Na ocasião, o petista anunciou a cessão de terrenos e investimentos para a área digital.
Leia mais
No caso do setor portuário, foi anunciada a disponibilização de terrenos e espaços físicos em águas públicas da União para a finalização do Complexo Portuário e Industrial do município de Luís Correia. Será o primeiro porto marítimo no estado.
Para a construção de um Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), outra área da SPU será cedida. O imóvel onde será instalado o Polo foi desocupado pela Procuradoria Regional do Trabalho, em outubro de 2023, e está localizado no centro de Teresina. O investimento com a reestruturação e ampliação é estimado em R$ 15,3 milhões e será realizado com recursos do Ministério da Educação (MEC).
Veja também
O petista assinou também uma portaria que autoriza a contratação de 1.351 moradias no estado em 15 empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida. Seis municípios piauienses devem ser beneficiados com a medida: Água Branca, Floriano, José de Freitas, Piripiri, Teresina e União. Considerando os valores máximos para cada cidade, o montante de investimento somado chega a R$ 193,7 milhões.
A equipe federal ainda lançou a estratégia nacional de governo digital, resultado de tamplo processo participativo com estados, municípios e sociedade civil em 2023. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços públicos de forma inclusive, transparente, participativa e sustentável. Nesse sentido, uma linha de financiamento foi criada para a transformação digital das cidades brasileiras.