Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Lula conversa com primeiro-ministro da Espanha sobre meio ambiente e mudanças climáticas

Telefonema entre o presidente brasileiro e Pedro Sánchez ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), segundo a agenda oficial

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília


Conversa tratou de meio ambiente e mudanças climáticas
Conversa tratou de meio ambiente e mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quinta-feira (27) com o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, sobre as relações do Brasil com a Espanha e da América Latina com a União Europeia. Entre os temas tratados estavam a preservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.

"Conversei com o presidente da Espanha, meu amigo Pedro Sánchez, sobre as eleições da Espanha, as relações entre o Brasil, a América Latina e a União Europeia após a Cúpula em Bruxelas e a importância da preservação do meio ambiente e do combate às mudanças climáticas”, disse Lula no Twitter.

Lula e Sánchez já haviam se falado por telefone no início deste mês. Na ocasião, os líderes trataram do acordo entre os blocos Mercosul e União Europeia. O petista havia aceitado, também, o convite para participar da sessão de abertura da Cúpula Celac–União Europeia, que ocorreu na semana passada, em Bruxelas, a capital da Bélgica. Nesse evento, os dois se encontraram pessoalmente.

Recentemente, Lula assumiu a presidência temporária do Mercosul, bloco formado também por Argentina, Paraguai e Uruguai. Sánchez, por sua vez, assumiu a liderança do Conselho da União Europeia. Uma das tarefas do petista é destravar as negociações com os europeus, que exigiram mais compromissos ambientais para finalizar o tratado entre os dois blocos econômicos. A resposta deve ser enviada à União Europeia nos próximos dias. 

A Espanha é o segundo principal investidor estrangeiro no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. Atualmente, o estoque de investimentos espanhóis é de 63 bilhões de dólares. Entre as mais de mil empresas que atuam no país, os principais setores são o financeiro e o de comunicações. No comércio bilateral, o valor das exportações brasileiras para a Espanha quase dobrou em 2022, chegando a 9 bilhões de euros, puxado especialmente por petróleo cru, soja e milho. Com a cifra, o Brasil passou a ser o décimo maior fornecedor de mercadorias ao país europeu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.