Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula conversou com Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela

Telefonema ocorreu na manhã de sábado (3), após invasão dos EUA

Brasília|Da Agência Brasil

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela.
  • A ligação ocorreu após a invasão dos EUA, que resultou no sequestro de Nicolás Maduro e Cilia Flores.
  • Rodríguez busca um relacionamento respeitoso com os EUA, enquanto Trump mostra interesse nas reservas de petróleo da Venezuela.
  • Maduro e sua esposa enfrentam acusações de corrupção e narcoterrorismo, sem evidências concretas apresentadas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Delcy Rodríguez (ao centro) se reúne com integrantes do Governo da Venezuela Reprodução/Redes Sociais - 04.01.2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou por telefone, na manhã de sábado (3), com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que assumiu o comando interino do país após a invasão militar dos Estados Unidos, em Caracas, que resultou no sequestro do presidente, Nicolás Maduro, e da primeira-dama, Cilia Flores.

Segundo informações do Palácio do Planalto, a conversa telefônica tratou da situação política daquele momento, sem mais detalhes. No domingo (4), as Forças Armadas venezuelanas reconheceram Delcy Rodríguez como presidente interina da Venezuela.


leia mais

Em carta pública endereçada ao presidente dos EUA, Donald Trump, a presidente interina classificou como prioritário avançar para um relacionamento “equilibrado e respeitoso” com o país americano, “baseado na igualdade e não na ingerência”.

Já pelo lado de Trump, houve indicação de que os EUA pretendem exigir que seus interesses sejam atendidos pelo governo interino da Venezuela. O presidente dos EUA já deixou claro que quer controlar as reservas de petróleo da Venezuela, as maiores do mundo.


Sequestrados em Caracas e levados a Nova York, onde estão detidos em um presídio federal no bairro do Brooklyn, Maduro e Cilia Flores passaram por audiência de custódia no Tribunal Federal da cidade nesta segunda-feira (5).

Maduro e sua mulher são acusados de comandar um governo corrupto e sem legitimidade. Também há acusações de promover o narcoterrorismo e conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos explosivos. As acusações não trazem provas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.