Lula defende participação jovem nas questões climáticas: ‘Solução para o planeta’
Presidente participou nesta quarta da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (8) a importância do protagonismo jovem na defesa do meio ambiente e no combate às mudanças climáticas.
A declaração foi dada durante participação do chefe do Executivo na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorre no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, em Luziânia (GO).
Ao fazer um discurso direcionado para as crianças e adolescentes, Lula elogiou o trabalho dos jovens na Conferência e a carta de compromisso com o meio ambiente lida pelos estudantes.
“O que vocês fizeram aqui foi um gesto para envergonhar gente grande, um gesto para que o presidente Lula veja, o presidente [dos Estados Unidos, Donald] Trump, o [presidente da França, Emmanuel] Macron, o [presidente da China], Xi Jiping e o [presidente da Rússia], Vladimir Putin veja. Para que todos os presidentes do mundo vejam que a solução do planeta está nas oportunidades que a gente garantir de participação dos nossos filhos, dos nossos netos e da nossa juventude [nas causas ambientais]”, disse.
O presidente acrescentou que vai entregar uma cópia da carta lida pelos estudantes para os líderes de Estado que participarão do encontro pré-COP30.
Lula estava acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana.
A Conferência Infantojuvenil ocorre até sexta-feira (10), com mais de 2,2 milhões de pessoas mobilizadas em 8,7 mil escolas e 2.307 municípios. O objetivo do evento é fortalecer a educação ambiental e estimular que as escolas se consolidem como espaços sustentáveis.
COP30
A conferência é um dos eventos preparatórios à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) de 2025, que será em Belém, em novembro, sob a liderança do governo brasileiro.
As crianças apresentaram uma carta de compromisso ao presidente Lula e muitas propostas debatidas pelos jovens serão levadas para o Balanço Ético Global, no centro da COP30.
“A voz das crianças será levada para o Balanço Ético Global, que será apresentado na COP30, na versão que elas mesmas fizeram. Ao mesmo tempo, que [as propostas concretas] estão sendo levadas para negociadores, para tomadores de decisão, da forma adequada em que isso pode ser feito”, explicou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
“São as crianças e os jovens que estão jogando na frente dos adultos para dizer que não dá para continuar sem fazer o que precisa ser feito. Por isso, a COP30 está ligada a essa conferência [infantojuvenil]”, acrescentou.
Leia mais
Operação da PF
Lula também citou no discurso a operação deflagrada nesta quarta-feira pela Polícia Federal contra o abuso infantil.
A operação nacional cumpriu 182 mandados de busca e 11 de prisão preventiva em todas as unidades da federação. Durante a ação, duas vítimas foram resgatadas e dois adolescentes apreendidos.
Ao todo, 890 agentes participaram das diligências, sendo 617 policiais federais e 273 policiais civis. A operação contou com equipes dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Segundo Lula, “somente assim a gente vai acabar com a exploração de meninas nas terras indígenas, nos garimpos, na periferia, nos bairros pobres desse país, nas cidades, na classe média...”. “O que não falta é gente safada nesse país para fazer coisa errada”, lamentou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
