Lula destaca papel do Catar na mediação de cessar-fogo entre Israel e Hamas
Catar tem desempenho fundamental em prol da paz, disse presidente na abertura de fórum econômico em Doha
Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília
Em discurso na abertura do Fórum Econômico Brasil-Catar: Oportunidades e Negócios, em Doha, no Catar, nesta quinta-feira (30), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o papel do país anfitrião do evento na mediação do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O petista afirmou que o Catar “é um interlocutor-chave em vários temas de amplitude regional e global”.
Lula está no Oriente Médio desde a terça-feira (28). Em Doha, ele fez uma visita oficial ao emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al-Thani. O presidente segue ainda nesta quinta para Dubai, nos Emirados Árabes, onde participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28).
“Quero saudar a mediação do Catar para o acordo anunciado há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns (mulheres e crianças) em troca de uma trégua temporária e da libertação de prisioneiros palestinos (mulheres e crianças)”, disse Lula.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Segundo o presidente, o Catar é um ator diplomático relevante graças a sua política externa de perfil ativo e independente. “Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina.”
Lula também ressaltou que o país é porta de entrada para a diversificação de negócios na região e que os empresários cataris têm intenso interesse pelo mercado brasileiro. Ele afirmou que deseja atrair uma nova onda de investimentos para o país e enfatizou o crescimento da relação comercial entre Brasil e Catar. “O nosso comércio bilateral cresceu de maneira exponencial, passando de cerca de US$ 38 milhões, em 2003, para os atuais US$ 1,6 bilhão.”
O presidente disse que vê boas oportunidades de acordos nos campos de defesa, aviação e autopeças. “Há amplo espaço para a diversificação de nossa pauta comercial com produtos de maior valor agregado, como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da Embraer, como o C-390 que me trouxe a Doha.”
Para Lula, os empresários brasileiros acreditam no potencial do Catar e no futuro de seus negócios. O petista também afirmou que o país desempenha papel fundamental para a agricultura do Brasil, especialmente no fornecimento de ureia (insumo utilizado pelo setor).
Leia também
“O Brasil, como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos, vem contribuindo de modo constante para a segurança alimentar catari. Nossos produtos são reconhecidos pela alta qualidade, preços competitivos e garantia de fornecimento. Estamos comprometidos com uma agricultura sustentável e alinhada com as melhores práticas em matéria ambiental”, disse.
Lula também falou sobre os investimentos públicos para pesquisa científica, que tornaram o país “uma potência agroambiental”, e mencionou que em breve o Brasil será um “exportador de sustentabilidade”. “A transição energética é nova oportunidade de repetir essa história de sucesso nas áreas de energia de baixo carbono, reaproveitamento de resíduos, infraestruturas verdes e sociobiodiversidade.”