Lula diz que emendas impositivas são ‘grave erro histórico’
Apesar da crítica, presidente disse que não tem ‘problema’ com o Congresso
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Lula chamou as chamadas emendas impositivas de “grave erro histórico” durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, nesta quinta-feira (4).
“Eu acho que o fato do Congresso Nacional sequestrar 50% orçamento da União é grave erro histórico, eu acho. Mas, você só vai acabar com isso quando você mudar as pessoas que governam e as pessoas que aprovaram isso”, afirmou. As emendas impositivas permitem que parlamentares destinem parte do orçamento público para projetos específicos.
Apesar da crítica, Lula negou que a relação com o Congresso esteja ruim. “Vocês acham que nós do governo temos problema com o Congresso Nacional? A gente não tem”, disse.
Leia Mais
Durante sua fala, Lula também criticou que investimentos em educação e saúde sejam vistos como “gastos”. Segundo o presidente, o governo não deveria ter que se preocupar com teto de gastos. “Por que tudo que o governo faz é gasto? Nesse país não se consegue enxergar que o investimento em pessoas é investimento. Eu às vezes fico cansado porque eu acho que tem gente que vive de mentiras”, relatou.
Lula disse que tem gente que “ganha fazendo especulação” se o governo vai conseguir fechar as contas. “Essa gente está preocupada com a periferia desse país? Com as pessoas que mal e porcamente conseguem comer três vezes por dia?”
Mais críticas ao Congresso
Ainda na reunião, Lula também criticou a derrubada pelo Congresso do veto presidencial ao chamado PL do Licenciamento. Lula ressaltou que o veto era necessário para proteger a imagem brasileira no exterior. “Nós não vetamos porque não gostamos do agronegócio, vetamos para proteger o agronegócio”, afirmou
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
