Lula e Marina Silva se reúnem para discutir focos de incêndio e nuvem de fumaça
Desde sexta, diversas regiões registaram chamas na vegetação e foram invadidas por uma grossa camada de fumaça
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (25) com a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, para discutir os focos de incêndio, que se espalham por todo o país. O encontro aconteceu na sede do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), onde está localizado o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).
LEIA MAIS
Além de Lula e Marina, estavam presente na reunião o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a primeira-dama Janja da Silva, e o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça.
Desde sexta-feira (23), cidades de São Paulo e de Goiás e o Distrito Federal acordaram cobertos com uma espessa camada de fumaça. Em Brasília, visitantes da Torre de TV não conseguiam ver a Esplanada dos Ministérios, localizada logo em frente, por conta da fuligem.
Os focos de incêndio têm batido recorde neste ano. A Amazônia, o Pantanal e o Sudeste do país estão com as situações mais críticas. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos divulgou imagens que mostram um corredor de monóxido de carbono que se estende do Norte brasileiro até as regiões Sul e Sudeste, passando por Peru, Bolívia e Paraguai.