Lula lamenta mortes e envia equipe federal ao Paraná após tornado
Equipes de saúde, Defesa Civil e assistência emergencial foram acionadas após tempestade que deixou ao menos seis mortos
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou as mortes causadas pelo tornado que atingiu cidades do oeste do Paraná e anunciou o envio de equipes federais para auxiliar no resgate e na assistência às vítimas. Em publicação em sua conta no X (antigo Twitter) na manhã deste sábado (8), ele reiterou apoio ao estado e à população e disse que ministros e técnicos já estão a caminho da região para auxiliar o governo estadual.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.”
Leia mais
Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, integrada pelos ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, está se deslocando para o local.
Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução também foram mobilizados, assim como profissionais da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para apoio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e auxílio às vítimas.
A fala do presidente ocorre após um tornado deixar seis mortos — cinco em Rio Bonito do Iguaçu (três homens de 49, 57 e 83 anos; duas mulheres de 47 e 14 anos) e um homem de 53 anos em Guarapuava.
Segundo o Governo do Paraná, 437 pessoas foram atendidas pelos serviços de saúde mobilizados na região até o momento.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
