Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula lamenta queda de avião em Gramado e diz que ‘governo federal está à disposição’

Presidente afirmou esperar que os feridos do acidente tenham uma rápida recuperação; FAB investiga causas e circunstâncias

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Lula lamenta queda de avião em Gramado (RS) Ricardo Stuckert/PR - 15.12.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, neste domingo (22), a queda de um avião em Gramado, no Rio Grande do Sul, e afirmou que o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais. No momento, a aeronave estaria transportando dez pessoas. Informações preliminares apontam que não há sobreviventes no local.

“Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, disse Lula nas redes sociais.

Leia mais

A queda da aeronave ocorreu na avenida das Hortênsias, em Gramado. O número de vítimas, porém, ainda não está claro porque durante o acidente o avião acabou colidindo contra a chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. O governador gaúcho relatou que não há sobreviventes no local.

A colisão gerou um incêndio na avenida, que teve de ser isolada pela Brigada Militar e pelo Corpo de Bombeiros. A aeronave seria um Piper PA 42-1000 Cheyenne 400. As condições de visibilidade no momento eram muito ruins em Gramado e Canela. Havia inclusive a presença de forte nevoeiro na Região das Hortênsias, informou a MetSul.


“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A Defesa Civil Nacional afirmou que equipes de emergência atuam neste momento no local. O centro informou que mantém “comunicação permanente com agências federais de monitoramento e com defesas civis de estados e municípios, 24h por dia e 7 dias por semana”.


Investigação da FAB

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que investigadores do órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para a ocorrência de queda de avião em Gramado. Segundo o órgão, a conclusão da investigação “terá o menor prazo possível”.

Nessa ação inicial do Cenipa, os investigadores realizam a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave ou pelo avião e o levantamento de demais informações necessárias à investigação.

“Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA. A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, diz a nota.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.